PORQUÊ BOAS EQUIPES FRACASSAM?   

O fracasso é algo que impede que muitos se tornem bons lideres. Mas, existem formas de se criar equipes de sucesso.
Como criar super-equipes? O fracasso é algo que impede que muitos se tornem bons lideres. Mas, existem formas várias formas de se criar equipes de sucesso.

Equipes fracassam por serem boas demais. Liderança, motivação  e resultados são temas centrais nas organizações mais produtivas do mundo. Empresas produtivas são formadas por equipes produtivas que por sua vez são formadas por pessoas produtivas. Mas, como criar times produtivos. A maioria de nós sabe que não basta apenas colocar pessoas inteligentes em uma sala para se ter resultados positivos. Precisamos de técnicas, métodos e planejamento, além de colaboração e dedicação e mesmo assim podemos encontrar surpresas. Precisamos que estas pessoas formem um grupo. E é por isto que muitos lideres se perguntam: porquês bons times fracassam?E  como criar times vencedores que sejam capazes de se destacar no que fazem?

E para responder a estas perguntas fomos até Harvard buscar as respostas. No livro X-Teams: How To Build Teams That Lead, Innovate, And Succeed (Times X: Como construir times que lideram, inovam e atingem o sucesso) os autores  Deborah Gladstein Ancona e Henrik Bresman revelam o segredo de empresas  de destaque como Microsoft, IBM, Google e Facebook para criar times de sucesso. E nós separamos as dicas mais importantes abaixo para você.

Nesta série nós veremos

• Porquê boas equipes fracassam?

• O segredo das super- equipes

• Como as super- equipes funcionam

Porquê Boas equipes fracassam?

Bons times fracassam porquê são bons demais. O problema aqui é o excesso. O grande problema com os bons times é que eles fizeram tudo segundo as cartilhas que nos ensinam como atingir o sucesso. Eles focaram nas relações internas, criaram amizades, estimularam a colaboração, construíram um ótimo ambiente de trabalho agradável, uma rotina perfeita e trabalharam bastante juntos. A questão aqui é que isto é só metade da história de como se criar equipes de sucesso. E não podemos alcançar o todo de nenhum processo tendo acesso só a metade do conhecimento necessário. Precisamos saber o máximo sobre técnicas vencedoras para vencermos.

Isto acontece porquê a maioria dos livros sobre treinamento, motivação e liderança deixam de apontar para o fator externo como um dos segredos do sucesso. Não importa o quão bom seja o trabalho de uma equipe, se ela não satisfaz as demandas externas os resultados não irão agradar aos mais interessados neles, clientes, chefes e investidores

Se alguém nos dá um carro e nos pede que ele seja pintado de azul-marinho e entregamos ao cliente um carro belamente pintado de azul celeste, trabalhamos bem, mas não agradamos ninguém. Esta atitude cria um ciclo antiporodutivo chamado de buraco negro do foco interno. Este ciclo funciona da seguinte maneira: a falta de foco nas demandas externas geram resultados ruins, que geram frustração que tende a aumentar o foco interno, isto gera mais resultados ruins e assim por diante. A menos que quebremos o ciclo, iremos perder uma ótima equipe. Por isto no próximo post desta séria abordaremos o segredo das super-equipes. Como elas conseguem ser mais que boas e se tornam  Super-equipes.

3 Comentários para: “PORQUÊ BOAS EQUIPES FRACASSAM?   

  1. Você tocou em um ponto crucial: atender a demanda do mercado!

    Não adianta ter uma equipe de X-MAN, que não sabem a favor de quem vão lutar, hehehe.

    Acredito que a nossa visão de negócio, liderança, teamwork e mercado seja importantíssima para o sucesso.

    Ótimo artigo, estou esperando os próximos.

  2. Há algum tempo li que um TIME formado pelos melhores profissionais do futebol, precisavam sobre tudo de um bom técnico!

    Fantástico o tema que aborda, a equipe pode ser sempre formada, mas sem objetivos claros e compartilhados, sem monitoramento, sem compromisso e sobre tudo sem a supervisão e direção não tem como garantir sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.