ENTENDA A TECNOLOGIA EM NUVEM NO PROCESSO DE TI

Entenda com a experiência da indicca.com a importância da tecnologia nuvem e suas vantagens para sua empresa, negócio ou empreendimento.
Entenda com a experiência da indicca.com a importância da tecnologia nuvem e suas vantagens para sua empresa, negócio ou empreendimento.

Por que a tecnologia em nuvem  pode ser um diferencial no processo de administração de TI? E como isto pode ter valor agregado ao processo do cliente? São apenas algumas perguntas feitas por muitos interessados nesta área. 

Geralmente, o processo do cliente normalmente não está relacionado a TI, ela é utilizada como infraestrutura. Isto é funciona mais como uma ferramenta do que como o produto em si mesmo. O negócio do cliente é geralmente relacionado à venda efetiva de produtos ou prestação de serviços que, por sua vez, utilizam a informática para otimizar sistemas de controle e faturamento.

A   nuvem vem então,  disponibilizar a  infraestrutura  necessária para operacionalizar as regras e controles do negócio. Dispensando a necessidade de se haver na empresa o contexto de TI (Servidores e seus afins de serviços).

Desta forma, a  contratação de serviços nuvem tira a responsabilidade operacional da equipe interna da empresa contratante, que fica então 100% focada para o negócio principal: vender produtos ou prestar serviços, e em alguns casos ambos. E ainda sobram recursos para analisar os resultados das estatísticas operacionais e auxiliar na tomada de decisões da operação normal da empresa.

O uso da tecnologia nuvem também permite o crescimento em escala  das demandas da empresa. Assim ela pode agregar mais funcionários produzindo, mas clientes demandando, além da inserção de horários alternativos de trabalho da equipe, e isso tudo, sem investimentos diretos em equipamentos, sistema operacional e serviços de implementação e gestão da segurança. Pois, estas questões são todas tratadas pela empresa que cuida da nuvem.

Já não é novidade que o valor agregado de qualquer prestador de serviço está fundamentado em parceria e confiança, bem como também, no dinamismo em atender estas requisições. Quanto mais disponível estiver o serviço, quanto mais rápido for para atender as novas demandas e quanto mais estável ou transparente isto acontecer, maior é o valor agregado pela tecnologia a empresa contratante.

Mas não se deve contratar a primeira empresa que aparecer. Isto porque, a decisão de contratação de qualquer item de infraestrutura justifica uma boa análise de estratégia, confiança e ainda mais, a capacidade de crescimento na prestação do serviço. Para isso, então, é necessário um projeto, expectativa, resultados e também de dimensionamento do valor do investimento.

A estratégia se justifica devido a importância do serviço. Todo o processo , regras  e dados estarão hospedados neste universo virtual. A confiança é a questão fundamental no processo, pois com a posse física, a empresa contratada para virtualizar na nuvem a infra-estrutura, terá acesso ao contexto da empresa, seus dados e informações. Da mesma forma que não contrataria qualquer engenheiro para manipular as vigas estruturantes do prédio em que trabalha não é sábio contratar qualquer empresa para administrar seus dados.

Outro aspecto abordado foi a capacidade de crescimento apresentado. Este apecto sempre precisa de avaliação, pois como não temos como prever o tamanho da empresa num curto espaço de tempo, seu crescimento e o aumento das demandas, precisamos ter a possibilidade de  aumentar a demanda do serviços Nuvem. Se todos os resultados forem alcançados, o crescimento é um resultado direto deste sucesso e a demanda também. Assim a disponibilidade de recursos dentro do projeto de implementação tem que estar dentro da mesma realidade.

A nuvem  é  sem dúvida, uma tecnologia que vale a pena. Ela gera grande valor agregado, permite que os esforços possam estar focados no sucesso do negócio do cliente que contrata!

E afirmo isto, como membro da A INDICCA.COM ,uma empresa que prover serviço NUVEM e com grande valor agregado, facilitando ainda mais a condição de funcionamento e produção da empresa CLIENTE!

Tem  duvidas sobre a tecnologia nuvem? Quer saber o que ela pode fazer por sua empresa? Deixe um comentário e responderemos suas questões.

Pedro Henriques (pedro@indicca.com)

www.indicca.com

indicca.blogspot.com (blog INDICCA.COM)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.