DESENVOLVIMENTO WEB: CONTRATAR UMA EMPRESA OU UM FREELANCER?

AddThis Social Bookmark Button

Vai subir um site? quem contratar?
Vai subir um site? quem contratar?

Muitas empresas ou profissionais que desejam desenvolver seus projetos on-line experimentam a mesma dúvida: “Contratar um freelancer ou uma empresa de desenvolvimento web?”.

É normal ver clientes reclamando que contrataram o sobrinho do amigo, o filho da vizinha, o primo do funcionário e quando pagarem o projeto, os programadores sumirem. Mas, de quem é a culpa? Quando pagamos por um serviço pagamos por mais que um simples trabalho pagamos pelo comprometimento, dedicação e muitas vezes maturidade de um profissional. Para exemplificarmos isto vamos fazer uma pergunta: quando você vai fazer uma transação importante [no banco]você costuma delegar isto a qualquer pessoa? A mesma importância deve ser dada a muitas outras áreas de sua empresa incluindo o desenvolvimento web.

Sua empresa é conhecida pela logomarca (imagem)

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Resumindo, o site é a identidade da sua empresa no mundo digital e é tão importante quanto a sua marca no mundo real. Por isto, cuide dela e evite contratar qualquer pessoa para tomar conta de sua identidade. Uma alternativa é começar procurando empresas sérias com estrutura, bom suporte técnico, boa reputação e um bom corpo de atendimento pois você precisará deles.

Saiba mais sobre identidade virtual

A ideia central no desenvolvimento web é saber que um sistema ou um site não é algo tão simples como muitos pintam por ai. Para gerar os resultados que procuram ele precisará ser planejado o que demanda certo investimento de tempo, criatividade, e o trabalho de profissionais qualificados e uma boa equipe multiprofissional. Se um site barato resolvesse tudo qual seria o motivo então de empresas que economizam até na impressão de papel gastarem tanto com desenvolvimento web?

Não estou dizendo aqui, que não existem profissionais freelancers bons, qualificados e dedicados, o que quero dizer é, que contratando uma empresa qualificada você estará garantido que seu projeto será entregue, mesmo que haja atrasos, acidentes e problemas.

Abaixo encontramos algumas das vantagens e desvantagens de se contratar uma empresa

Vantagens de contratar uma empresa:

– Atendimento: Uma empresa de qualidade prima pelo atendimento ao cliente. Ela está sempre a disposição para atender e esclarecer dúvidas, assim como resolver problemas seja isto feito em reuniões pessoais, telefone, chat (Skype, msn) entre outras formas de atendimento.

– Profissionais qualificados – Uma empresa séria manterá uma equipe de profissionais qualificados e não somente programadores. A maioria de nós não percebe, mas, existe todo um planejamento por trás da definição de um site e que necessita de profissionais de marketing, administração, design, dentre outras áreas.

– Planejamento – Quando uma empresa é contratada para desenvolver um site ou sistema é feito um briefing (sessão de perguntas e respostas sobre a empresa) junto com o cliente para que o  produto possa ser planejado da melhopr forma possível. É aqui que utilizamos dados como pesquisa de mercado, análise de concorrência, definição de público-alvo, projeto de design, tecnologia embarcada no projeto, funcionalidade, otimização, SEO, etc.

– Qualidade – Uma empresa responsável procura zelar por sua marca como se fosse dela mesma, e por isto irá procurar projetos que possam agregar valor ao seu portfólio garantindo a qualidade dos mesmos.

– Finalização e entrega – A empresa irá finalizar e entregar (subir para o servidor, colocar no ar) o seu projeto na forma que ele foi contratado e aceito pelo cliente final.

Poderíamos citar mais algumas vantagens aqui mas passaremos agora para as desvantagens de se contratar um “freelancer” qualquer.

Desvantagens em se contratar um freelancer:

– Impossibilidade de Reuniões presenciais: O freelancer muitas vezes esta em outra cidade, estado ou até país e pode não oferecer uma estrutura para suporte. Exemplo, seu servidor caiu e seu site está fora do ar, quanto mais tempo permanecer assim maior será seu prejuízo junto ao Google e outras ferramentas de busca, outro ponto crucial é quando percebe que precisa fazer alterações no projeto, etc.

– Profissionais que não são profissionais – Para muitos, o trabalho freelancer é apenas para tirar um extra, então, frequentemente  não é dada importância para o projeto que ele merece. E quando aparece um problema eles muitas vezes somem, não respondem mais os e-mails e etc.

– Custo mais barato: Uma grande armadilha pois não confunda custo mais barato com preço baixo e o barato neste caso vai sair muito caro.

– Tempo de desenvolvimento:  Não se iluda com prazos que os profissionais te passam. Para um projeto ser desenvolvido com QUALIDADE e SEGURANÇA precisará de tempo para realizar. Muitos profissionais prometem entregar um projeto médio em 20 dias que empresas especializadas levariam no mínimo 30 dias. e no fim só te entregam depois de 60 dias ou então simplesmente somem.

– Finalização e entrega – Geralmente este tipo de profissional acaba não finalizando o projeto da forma que deveria ser feito e entrega o mesmo com muitas falhas que serão percebidas logo após colocar o mesmo em utilização. Exemplo: o site não funciona neste ou naquele navegador, não abriu no iPhone ou ipad e assim por diante.

– Imagem – Muitos profissionais criam sites se dizendo empresas, quando na verdade são somente uma fachada para esconder um freelancer de má qualidade, então exija nota fiscal, comprove que a mesma tenha uma estrutura física para atendimento e uma equipe qualificada. Geralmente este tipo de profissional deixa somente o celular e msn como contato. Embora existam as exceções, contratar alguém assim é um grande risco.

Antes de contratarem um profissional ou uma empresa, pesquisem, analisem o portfólio, visitem sites já desenvolvidos, façam contato, testem e só depois disto contratem uma empresa.

Comecei minha empresa trabalhando em casa mas mesmo assim naquela época tinha um profissional para o design e mais um para programação, pois eu ficava grande parte do tempo no relacionamento com os clientes e hoje a mesma tem clientes e parceiros em diversos estados do país e vem sendo reconhecida por um trabalho de qualidade e com responsabilidade.

Abraços,

Anderson Gomes.

9 Comentários para: “DESENVOLVIMENTO WEB: CONTRATAR UMA EMPRESA OU UM FREELANCER?

  1. Ótimo post Anderson Gomes. Retrata muito bem a questão do ponto de vista das empresas. Seria bom se um freelancer escrevesse um outro post sobre as vantagens dos freelancers. Assim podemos enriquecer o debate sobre contratar ou não contratar.

  2. Cara, acho que vc pintou o profissional freelancer de forma muito negativa. Aqui em Salvador eu te indico pelo menos dois colegas freelancer que são melhores que muitas empresas.

    Não devemos confundir o freelancer com os sobrinhos.

  3. Olá Anderson,
    com respeito a sua posição, mas em total desacordo, pois, você focalizou os pontos positivos de se contratar uma empresa, mas não levou em conta que todos os itens citados por você como ponto positivo de uma empresa, pode ser literalmente aplicado ao freelancer, pois eu além de prestar um excelente atendimento ao meus clientes, atendimento exclusivo e personalizado, e ser elogiado pelos mesmos, eu procuro me qualificar um pouco mais todos os dias, faço um planejamento adequado usando todas as informações do briefing e entrego meus projetos no prazo determinado.

    Não vejo vantagem alguma de uma empresa sobre um freelancer, que além de oferecer atendimento, pode oferecer uma aproximação com o cliente que empresa nenhuma pode, pois não temos regras…

    No meu relacionamento com os clientes, torno-os amigos, e com essa intimidade alcançada o resultado final de um projeto se aproxima mais da ideia do cliente e de sua necessidade, além do cliente perder a máscara de cliente X vendedor, que muitas vezes atrapalha a venda.

    Os freelancers são profissionais, basta que eles se qualifiquem e busquem isso, os freelancers são capazes de finalizar um projeto…

    Agora o que acontece, é que pessoas que não dispões de algum talento, daqueles que nascem enraizados na alma, precisam de uma estrutura para lhe mostrar o caminho a percorrer, pois dependem de terceiros pra finalizar suas ideias, que na maioria das vezes não é sua.

    Ninguém é completo, precisamos de opiniões e parcerias, mas existem profissionais que são capazes de desenvolver a campanha de marketing, a venda, o briefing, a parte gráfica, a programação e todo trabalho de comunicação…

    São pessoas que só de ouvirem a ideia de um projeto, já tem intuído em sua cabeça todo caminho a percorrer.

    Essas pessoas são freelancers pois acreditam em si mesmo!

  4. Olá Anderson, acho que falou bobeira 😛
    Eu trabalho como escritor freelancer e me serve apenas de renda extra ja que vivo das rendas que tenho com blogs. Existe uma grande diferença entre um PROFISSIONAL FREELANCER e aquele que tem uma semana de carreira e diz que é um. Vamos as vantagens de contratar um freelancer:

    – Atendimento personalizado via skype e dependendo do tamanho do trabalho até mesmo presencial. As empresas, por melhor que sejam no atendimento, nunca serão melhores que nós freelas.

    – Trabalho excelente em nivel de qualidade e acabamento. Sabemos o quão importante é deixar um cliente 100% satisfeito, pois dele virá a indicação para novos trabalhos. Não tenha dúvida da qualidade do trabalho de um PROFISSIONAL FREELANCER (não o sobrinho). E o acabemento é feito como deve ser. Se é para criar uma logomarca, então ela é entregue com todos os arquivos necessários. Se é criar um blog, ele é entregue no ar e com o treinamento necessário.

    – A imagem de um blog ou site pessoal é algo muitíssimo importante para um freelancer, e eu estou dando cabo de criar meu próprio website para divulgar os serviços.

    Para encontrar um bom profissional, basta procurar, é assim também que se encontra uma empresa. Se pegar a primeira empresa que encontrar, provavelmente vai pagar mais caro, ou barato e ter um serviço ruim. Também é comum que pesquise por trabalhos ja desenvolvidos pela empresa. Faça o mesmo com os freelas, veja o que eles ja fizeram.

    Contratar um freelancer significa ter um trabalho de grande qualidade, no prazo estupulado de entrega, e a um preço bem bacana.

    Em ambos os casos o barato pode sair caro (empresa e freelancer), temos que pesquisar ao invés do contratar o amigo do empregado 😉

    Abraços, Arlindo Armando

    • Anderson,
      Certamente você não foi feliz em promover sua empresa com esse artigo, mesmo as empresas são falhas!
      Existem freelancer bons e ruins, assim como agencias boas e ruins, certamente hoje um profissional de uma agencia especializada outrora já foi um bom freelancer, pois ao contrario não seria contratado, correto?
      Abraços,
      Digo Cabral

  5. Prezados em nenhum momento a idéia é promover minha empresa e sim alertar para o que vem acontecendo muito no mercado e queimando empresas e bons freelancers. O que quero dizer é que a garantia de se contratar uma empresa é maior pois existe contrato de prestação de serviços onde o cliente que contratou a empressa possa acionar judicialmente a mesma caso o projeto não seja entregue. Conheço muito freelancer bom também mas que já se enrolou e não finalizou o projeto ai onde o cliente vai buscar auxilio??? No texto acima tem uma passagem onde deixo bem claro que não estou condenando os freelancers ( Não estou dizendo aqui, que não existem profissionais freelancers bons, qualificados e dedicados) e sim mostrando que ao contratar uma empresa é mais garantido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.