COMO UM BLOG PODE ALAVANCAR SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING PESSOAL

O Marketing pessoal se tornou um elemento diferencial na carreira de muitos profissionais
Profissionais que sabem como fazer uso do Marketing Pessoal tem maiores chances de conseguir promoções, parcerias e reconhecimento.

Um bom blog pode ser o diferencial na sua carreira profissional. Ele pode, de forma simples, aumentar as suas chances de conseguir um emprego, uma promoção profissional ou mesmo aquele convite para uma parceria que tanto espera.

Inclui – Sete maneiras de potencializar o Marketing Pessoal por meio de blogs

Isto é porquê, nos últimos quatro anos um bom Marketing pessoal se tornou um ponto crucial na carreira de muitos profissionais e os blogs se tornaram uma ferramenta indispensável neste processo.

Todos os anos, centenas de cursos e palestras são apresentados sobre o assunto. Mas, como usar um blog para potencializar sua estratégia de Marketing Pessoal? Saiba isto muito mais lendo abaixo.

Para sabermos como encaixar um blog dentro de plano de Marketing Pessoal, primeiro precisamos entender um pouco mais do que é o Marketing Pessoal.

Entenda o que é Marketing Pessoal

Isto inclui, saber como ele funciona e quais são os seus elementos básicos. Um bom Marketing pessoal pode te economizar muito mais do que horas em apresentações powerpoint palestras e reuniões, ele pode te ajudar a realizar seus planos. É por isto que uma boa estratégia de Marketing pessoal é capaz de proporcionar desde um emprego  melhor a até mesmo promoções profissionais. Especialistas definem Marketing Pessoal na seguinte equação:

Marketing Pessoal

Como você se vê = Como as pessoas te vêem

Isto é, o Marketing pessoal consiste em igualar a forma como as pessoas o veem com a forma como você se vê. É simplesmente, deixar que elas saibam o que você já sabe sobre você. Vejamos um exemplo, se você acredita ser eficiente, comunicativo, proativo e motivador uma estratégia de Marketing pessoal incluiria formas de tornara estas qualidades percebidas pelas outras pessoas.

Então, para começar uma boa estratégia de Marketing pessoal, primeiro precisamos saber como nos vemos, precisamos nos conhecer e começamos a fazer isto respondendo às seguintes perguntas: o que pretende fazer em sua carreira; que alvos pretende alcançar nela; quais são as atividades que mais te motivam no trabalho; quais são as características que preza em um bom profissional, e assim por diante. Uma vez respondidas estas perguntas podemos passar para a etapa seguinte.

Agora, transformaremos esta auto imagem em imagem de fato e os blogs podem nos ajudar muito nisto.

Trabalhar demais não é o mesmo que trabalhar melhor!
Excesso de trabalho não é a mesma coisa que bom Marketing Pessoal. Não adianta trabalhar demais, se as pessoas certas não percebem ou sabem dos seus talentos ou esforço extra. Se esta trabalhando com um objetivo especifico e não tem percebido retorno é hora de revisar a estratégia de Marketing Pessoal.

Usando blogs como instrumentos de Marketing pessoal

Um blog pode tanto acelerar o processo de divulgação, quanto potencializar os resultados de uma campanha de Marketing pessoal. As tecnologias sociais tornaram o Marketing pessoal mais simples e impactante. Hoje, podemos criar e executar estratégias de Marketing pessoal direto de nosso computador, Tablet ou smartphone. Assim, os blogs se tornaram ferramentas indispensáveis para a implementação de uma estratégia de Marketing pessoal.

Isto acontece por eles serem de simples administração, baratos e terem o potencial de alcançarem um número enorme de pessoas em um curto período de tempo. Além disto, os blogs possibilitarem uma oportunidade única de se agregar conteúdo diversificado sobre nós mesmos, nossas ideias e desejos e conexões em um só lugar. Blogs ainda são ótimas ferramentas para criar e exibir links com outros profissionais da área ou figuras que nos inspiram. Abaixo separamos sete dicas de especialistas e que podem transformar seu blog em uma poderosa ferramenta de Marketing pessoal.

Sete dicas para potencializar o seu Marketing Pessoal por meio de blogs

1. Sempre que possível, em seu blog, compartilhe ideias únicas e insights sobre o mundo e como você o vê, informações sobre a sua área de atuação, experiência ou trabalho.

2. Crie links para as pessoas e organizações que admira e que te inspiram, sempre que puder. Assim pode enriquecer seu networking, e acrescentar nomes a sua lista de contatos uteis.

3. Escreva sobre o que vivência, o que tem experimentado e sobre o que tem aprendido;

4. Procure escrever sobre o que você sabe e conhece. Não arrisque escrever sobre assuntos que desconhece;

5. Otimize seu blog para as ferramentas de busca, inclua palavras-chaves, links para referências nos assuntos, responda aos comentários e atualize o conteúdo regularmente.

6. Adicione o endereço de seu blog em suas assinaturas de email, redes sociais, cartões de visitas etc;

7. Crie listas de seus melhores ou mais populares posts e adicione-os a cada página de seu blog. Assim, maiores serão as chances de seus leitores encontrarem o melhor do seu conteúdo.


8 Comentários para: “COMO UM BLOG PODE ALAVANCAR SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING PESSOAL

  1. Fábio, como sempre muito relevante, objetivo e esclarecedor os seus POST. Concordo que na medida que faz com qualidade o conteúdo exposto, vai com toda certeza gerar reconhecimento e imagem. Legal d+ os sete conselhos de como fazer, não somente porque alem de dar uma direção de temas abordados, podem auxiliar na condução da escrita.

    • Obrigado Pedro. Como indiquei no texto coletamos as dicas das melhores que nós encontramos na web. E o credito é todo deles. A sugestão para escrever este post foi do Breno Dias, do http://www.ambienteexterno.com . Eu mesmo aprendi muito pesquisando para escrever ele. Estamos nos beneficiando muito do trabalho colaborativo dos ultimos mêses. Espero produzir os próximos posts em igual qualidade. Muito obrigado por sua atenção.

  2. Olá Fábio!!

    Fantástico esse artigo e bem esclerecedor.
    Seu artigo fez com que eu entendesse melhor sobre Marketing Pessoal e rever algumas coisas em meu blog.
    Na verdade nunca havia olhado para meu blog como uma ferramenta de Marketing Pessoal e pelo visto é um instrumento poderosísimo.
    Quero lhe agradecer pela matéria, ela abriu-me a percepção para aproveitar melhor o blog.

    Parabéns Fábio, excelente artigo!!
    Grande abraço!!

    • Fico muito Feliz Edi, que este post tenha te ajudado pensar melhor sua interação com blogs e sites. O Marketing pessoal sofreu muito preconceito por um longo período. Muitas pessoas pensavam que ele era simplesmente uma forma de puxasaquismo ou servidão absoluta. Mas na verdade é uma forma muito útil de conseguir realizar tarefas. Obrigado pela colaboração.

  3. Pingback: JORNAL DE EMPREGOS ONLINE - VAGAS DE TRABALHO NO SEU FACEBOOK | Nuvendigital

  4. Pingback: Empreendedores Universitários – Vida de Empreendedor: Como acabar com hábitos ruins

  5. Pingback: JORNAL DE EMPREGOS ONLINE – VAGAS DE TRABALHO NO SEU FACEBOOK ← Se Faz Assim

  6. Pingback: CRIANDO UM "NOME FANTASIA" PARA SUA EMPRESA | Nuvendigital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.