O QUE É UM EMPREENDEDOR SOCIAL

O lucro nem sempre é o bastante para um empreendedor, as vezes ele  tem uma necessidade de modificar positivamente seu ambiente durante o processo dos negócios. Assim nasce um empreende dor social.

De acordo com o site governamental http://www.brasil.gov.br o empreendedor social é um termo designado para um negócio lucrativo e ao mesmo tempo com um importante retorno para a sociedade. Nesse formato de trabalho seriam usadas ferramentas típicas do mercado, entretanto com o intuito de modificar as realidades menos favorecidas.

Um dos pioneiros dessa modalidade de negócios é norte-americano Bill Drayton, fundador do grupo Ashoka, atualmente um dos maiores investidores no mundo dessa área, só no brasil a Ashoka está ao lado de 350 empreendedores sociais. No mundo todo são 2700.

Embora esse movimento ainda seja tímido no Brasil, esse movimento já encontra bons exemplos desse tipo de iniciativa, entre eles está o Catarse , portal de internet que viabiliza financiamento participativo para diversos projetos culturais.

Talvez ajudar os espaços em que você vive seja o melhor negócio para sua empresa. Para o empreendedor vale a pena pesquisar, talvez dos problemas do seu bairro surja um bom negócio. Como já disse Albert Einstein “a necessidade é a mãe da invenção”

8 Comentários para: “O QUE É UM EMPREENDEDOR SOCIAL

  1. Obrigado pelo post. É sempre bom falar sobre coisas importantes. Você falou bem dos grupos mais conhecidos nessa área. Mas fique com uma dúvida : já que elas não são empresas comerciais como chamamos ONG grupos social? Outra coisa que queria falar é : Onde é que está a resposta do título do texto? li seu texto vária vezes não encontrei. Fui ao Google e achei a seguinte explicação:

    “Empreendedorismo Social é um nome dado a um conjunto de ações empreendedoras que visam à melhoria da sociedade, onde os empreendedores lançam mão de medidas que podem ser ao mesmo tempo lucrativas e sociais.” Caso queira conferir a página foi essa http://www.atitudessustentaveis.com.br/conscientizacao/o-que-e-empreendedorismo-social/

  2. Cara, a fonte que eu usei para me basear na resposta do título tah no texto. A resposta tah no segundo parágrafo onde eu escrevo ” De acordo com o site governamental http://www.brasil.gov.br o empreendedor social é um termo designado para um negócio lucrativo e ao mesmo tempo com um importante retorno para a sociedade. Nesse formato de trabalho seriam usadas ferramentas típicas do mercado, entretanto com o intuito de modificar as realidades menos favorecidas”

  3. Cícero ainda não conseguir entender o que um empreendedor social faz. O que é que ele faz; ele abre lojas assistências, toma conta de idosos, trabalhar de graça, tem CNPJ , emite nota fiscal, etc. A sua definição pode até está aqui mas não é clara como eu esperava.

  4. Cícero, não consegui entender muito bem seu texto, achei-o um pouco disperso do assunto principal, um pouco confuso por sinal, pois você citou o que o site do governo diz “o empreendedor social é um termo designado para um negócio lucrativo…” Um negócio lucrativo???!!! É um negocio ou uma pessoa? Você não deu a definição do que é um empreendedor social. Acho que seu texto poderia ser mais claro e direto, porque o li e não consegui assimilar de imediato a mensagem que você pretendia transmitir.

  5. Cicero, gostei do texto muito bem escrito. Texto requer objetividade e sobretudo, interpretação vc define o que é o empreendedor social na introdução do texto

    “O lucro nem sempre é o bastante para um empreendedor, as vezes ele tem uma necessidade de modificar positivamente seu ambiente durante o processo dos negócios” – isso é um empreendedor social. Para mim esta claro como águas límpidas.

  6. Como houveram muitas dúvidas sobre o que é um empreendedor social nessa terça escreverei um texto mostrando exemplos de empreendedores sociais. Abraços

  7. Pingback: 5 BONS EXEMPLOS DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL | Nuvendigital

  8. Não podemos deixar de lembrar do benfeitoria.com.br é um site de crowdsourcing totalmente voltado para bem feitores como o nome sugere. Vale conferir os projetos! Outra dica bacana é o filme Quem se Importa, totalmente voltado para o empreendedorismo social é um documentário emocionante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.