INCUBADORAS DE IDEIAS SÃO GRANDE ARMA DE NOVOS EMPREENDEDORES

Incubador de Ideias Sat @ Ralph Zuranski 2006
Incubador de Ideias Sat fotografado por Ralph Zuranski em 2006

Antes de colocar seus projetos  em prática para todo mundo ver pode ser inteligente passar o seu projeto por um processo de maturação nas chamadas “incubadoras de ideias”.

As incubadoras são empresas, organizações ou coletivos  que trabalham com a ideia de facilitar aquele tão tenso primeiro passo de empreendedores e empresários. As ideias possuem lógica de mercado para serem postas em prática, mas não contem todas as condições necessárias para entrar no mundo.

No Brasil a maioria das incubadoras de ideiass estão ligadas a questão do empreendedorismo social e visam ações positivas para a melhoria de situações ruins na sociedade. Um exemplo de incubadora de projetos ligadas ao empreendedorismo social é o Instituto Walmart que lida com o desenvolvimento de trabalhos que apoiem jovens e melhore renda em comunidades pobres.

Mais do que dinheiro, as incubadoras  fornecem conhecimento para que as ideias se tornem viáveis e executáveis com menor risco para o empreendedor. Um exemplo de como isso pode funcionar bem para uma empresa é o SEBRAE que para os empresários iniciantes fornece diversos cursos de capacitação On-line ou presencial.

O fornecimento de conhecimento técnico para a execução das ideias é algo existente em todas as Incubadoras de ideias, entretanto não é a sua única vantagem. A cooperativa Coolmeia, por exemplo, além de informações, oferece apoio logístico para projetos que lidam com o empreendedorismo social.

Procurar apoio para uma ideia em formação é um ato de grande inteligencia por parte de um empreendedor. Talvez seja hora de procurar uma incubadora.

2 Comentários para: “INCUBADORAS DE IDEIAS SÃO GRANDE ARMA DE NOVOS EMPREENDEDORES

  1. Dentro da empresa desenvolvi uma incubadora de idéias onde os colaboradores trazem as idéias para a empresa e as mesmas sendo aprovadas entram no portfólio de soluções da empresa e os colaboradores ficam como sócio de cada “projeto/ideia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.