COMENTÁRIOS ANÔNIMOS PODEM GERAR ATÉ 25% A MAIS DE TRAFEGO EM SEU SITE

Comentários anônimos podem ser uma nova fonte de renda para empresas © kitakitts
Comentários anônimos podem ser uma nova fonte de renda para empresas © kitakitts

Muito já se falou na interatividade que a WEB 2.0 proporcionou aos usuários da internet. Entretanto quase 100% das empresas não permitem que se escrevam comentários ou reviews de forma anônima.

A WEB 2.0 deu voz aos usuários da internet, o que é fantástico, pois agora o usuário pode extravasar todas suas ideias, medos ou experiências além de poder interagir diretamente com as marcas e empresas. Entretanto quase todas as empresas não estão preparadas para esta comunicação direta e constante com a agilidade que este novo meio requer. E o caminho mais fácil é a proibição dos comentários anônimos, pois a primeira vista, esta é a forma mais simples de se diminuir o problema.

Esta proibição dá-se basicamente pela pouca ou nenhuma previsibilidade do que os usuários poderão escrever e certamente nenhuma empresa quer ficar exposta a um comentário que fuja dos padrões de comunicação pré-estabelecidos pela empresa.

O fato é que este bloqueio de comentários anônimos certamente acaba reprimindo a exploração de todo o potencial que este canal interativo nos trás, e acabamos indo na contramão do conceito de interação proposto pela WEB 2.0.
E para entendermos se esta seria uma boa estratégia fizemos uma pesquisa com alguns poucos clientes da KEEPCON que permitem o anonimato para comentários em seus sites. Vejamos o que encontramos.

Lembramos que a ferramenta da KEEPCON é capaz de moderar automaticamente os comentários que não se enquadrem nas politicas pré-estabelecidas pelo site em tempo real.

O resultado foi impressionante, dos clientes que permitem posts como anônimo o incremento médio foi de:

30% no volume de comentários.

20% no volume de reviews para e-commerce

Muitos podem estar pensando que certamente este volume de post  anônimo é conteúdo inútil e que talvez traga apenas problemas para a empresa, mas percebemos que foi muito pelo contrário.

Abaixo mostramos os resultados de um grande e-commerce que passou a permitir os reviews de anônimos e que teve um incremento de 20% de novos reviews

Comentários anônimos podem ser uma nova fonte de renda para empresas © kitakitts
Comentários anônimos podem ser uma nova fonte de renda para empresas © kitakitts

Percebam que dos 2.008 comentários como usuário anônimo 88% teve aprovação automática. Isso demonstra que tem muita gente  por ai que não quer se identificar, Mas que gostariam sim de opinar sobre os produtos e serviços de forma séria, educada e de forma a trazer benefícios visíveis como: Maior volume de pageviews, relevância para SEO e até mesmo conversão em vendas.

Então, da próxima vez que for comentar algo em um site que só permite comentários usando login pense em quantas pessoas desistiram de fazer o mesmo só porque estão sendo obrigadas a se identificarem.

Pablo Neves: É o country manager da Keepcon no Brasil, empresa do portfólio de investimentos da Monashees Capital, especializada em moderação automática de sites.

Conheça e teste o serviço na fanpage  da empresa https://www.facebook.com/keepcon

11 Comentários para: “COMENTÁRIOS ANÔNIMOS PODEM GERAR ATÉ 25% A MAIS DE TRAFEGO EM SEU SITE

    • Olá Eduardo,
      Obrigado pelo comentário!
      A pedido da empresa não divulgamos seu nome, mas em breve estaremos disponibilizando o novo site da http://www.keepcon.com/por/index.html onde devemos disponibilizar mais algumas pesquisas interessantes e haverá a divulgação de alguns cases e relatos de clientes.

      Vi no seu link que vocês são especializados em e-commerce Magento, uma de nossas idéias é disponibilizar um plugin/API para que ao montar a loja virtual em Magento o cliente já possua a possibilidade de integração e reviews moderadas automaticamente por nossa plataforma.

  1. Olá Eduardo,
    Obrigado pelo comentário!
    A pedido da empresa não divulgamos seu nome, mas em breve estaremos disponibilizando o novo site da http://www.keepcon.com/por/index.html onde devemos disponibilizar mais algumas pesquisas interessantes e haverá a divulgação de alguns cases e relatos de clientes.

    Vi no seu link que vocês são especializados em e-commerce Magento, uma de nossas idéias é disponibilizar um plugin/API para que ao montar a loja virtual em Magento o cliente já possua a possibilidade de integração e reviews moderadas automaticamente por nossa plataforma.

    Abs.
    Pablo

  2. Ola Pablo,
    Gostei da reportagem.
    As vezes o internauta posta como anonimo nem tanto para nao se expor, mas tbem por ter que preencher formularios enormes.
    Fiquei impressionado com o volume adicional.
    Abs

  3. Olá Pablo !!!

    Muito interessante esta pesquisa , realmente fiquei impressionada com os dados apresentados ! Concordo que muitos leitores desejam participar ativamente sem se identificar por inúmeras razões, alguns preferem não se expor, outros querem relatar algo que não desejam ver ligado ao seu nome, e outros sequer possuem ou tem interesse de fazer algum cadastro.
    No meu blog infelizmente optei por retirar a opção, sei que prejudico muitas pessoas, mas no meu espaço estavam chegando via anônimos somente ataques pessoais e ofensas, de todos que recebi em 1 ano, apenas um foi construtivo.
    Mas sou a favor da liberação, de tempos em tempos eu libero a opção para testar como será e a mantenho até algo desagradável acontecer 🙂
    Obrigado por compartilhar conosco estas informações, são muito interessantes e úteis 🙂

    Grande abraço e bom fim de semana !
    Obrigado pela presença em meu blog, seja sempre muito bem vindo 🙂

    • Samanta,
      Entendo perfeitamente o seu caso, a melhor forma neste caso seria ter uma solução para moderar este tipo de conteúdo, esta é a proposta da Keepcon, 🙂 mas sabemos que o custo muitas vezes não é viável para a grande maioria dos blogueiros.

      Mas fique ligada em nossa fanpage https://www.facebook.com/keepcon pois muito em breve devemos ter noticias sobre soluções apropriadas de baixo custo e até gratuitas para moderação de blogs automaticamente. 🙂

      Abs e obrigado
      Pablo

  4. Eu já havia chegado à conclusão de que os comentários anônimos aumentam as visitas ao meu blog de notícias regionais, mas, no meu caso, como resido em uma cidade com apenas 24 mil habitantes e onde a maioria se conhece, permito a manifestação dos anônimos, porém, sem abir mão da moderação. Muitas pessoas aproveitam do anonimato para atacar seus algozes e, com isso, acabam por envolver o blog em suas disputas e, dependendo da situação, com desfecho sempre em algum processo judicial.

    • Pascoal,
      Sem dúvida e a moderação é a unica saída para garantir o conteúdo publicado, seja um comentário identificado ou um comentário anonimo moderar é algo indispensável para manter os sites longe de problemas.

      Visite nossa fanpage https://www.facebook.com/keepcon pois muito em breve devemos ter noticias sobre soluções apropriadas e até gratuitas para moderação de blogs automaticamente. )

      Abs e obrigado
      Pablo

  5. hoje li um artigo de um amigo num jornal online e me assustei quando percebi que o jornal não disponibilizava a opção de comentar…

    a minha cabeça X estudos na área não conseguem imaginar um blog/site informativo sem a opção de comentar

    a explicação do mesmo, é que os comentários vem de pessoas do Face e que não são conteúdos de valor, são críticas infundadas e pessoas desinteressadas do assunto…

    mas isso nada mais é do que o mal uso da ferramenta e o administrador do site pode moderar este comentário ou mesmo recusá-lo.

    os comentários são muito mais do que críticas, é uma forma de captar contatos e interagir com seu público.

    excelente post
    abraços

    • Marcelo,
      Obrigado por sua participação, temos a mesma opinião.

      É precipitada a explicação que os comentários dos usuários são criticas infundadas, e coloca todo mundo dentro de uma mesma categoria. Não tenha dúvida que é uma visão tacanha dado a complexidade do mundo web. É como dizer que se dentro de um pelotão tivermos soldados corruptos todos os outros também são.

      E pior pesquisas nos mostram que a quantidade de “UGC” só aumenta e especificamente os países latinos são os que mais se interessam por este tipo de conteúdo. Segundo pesquisa da Kantar Media-TGI, 47% dos usuários brasileiros, 44% dos argentinos e 41% dos usuários mexicanos leem comentários em websites de jornais e revistas. Isso quer dizer que praticamente a cada 2 usuários que lê a noticia um se interessa pelos comentários. Este numero é muito grande para ser ignorado.

      Enfim, depende muito de como cada empresa ou empreendedor encara as oportunidades, nos anos 90 muitos duvidaram que vender algo pela internet seria algo viável hoje somente no Brasil temos um mercado de 23,5 bilhões quem saiu na frente se deu bem.

      Abs e mais uma vez obrigado por participar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.