MESMO COM IPI REDUZIDO BRASILEIRO DEVE SER CUIDADOSO

O governo brasileiro decidiu estender a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para produtos da chamada linha branca que incluem fogões, geladeiras e outros itens domésticos por mais dois meses.

 

Isso combinado com a redução em juros bancários ocorrida esse ano está facilitando o consumo do brasileiro em 2012, a ideia fazer crescer o poder de compra do consumidor e movimentar a economia em meio a crise financeira do mundo.

 

Entretanto é bom tomar cuidado antes de fazer novas dívidas, assim como os comerciantes em facilitar o crédito aos clientes. De acordo com o banco central a inadimplência subiu 6,7% no mês de maio. Já é a terceira alta consecutiva.

 

A estratégia do Estado para manter a economia aquecida até que é inteligente entretanto causa um grava endividamento da população brasileira, só ano passado esse endividamento chegou ao número recorde de  R$ 653 bilhões de acordo com estudo da LCA consultores. O interessante é que a mesma redução de juros bancários que está permitindo ao brasileiro renegociar as suas dívidas, também está estimulando a aquisição de empréstimos e financiamentos contribuindo com mais dívidas.

 

Pode ser interessante tanto para o consumidor como para os empresários evitarem financiamentos a longo prazo por conta da desaceleração da economia brasileira vítima de crises econômicas pelo mundo todo.

 

Comprar ainda é importante para a economia do país, entretanto é preciso ter cautela ou a dosagem do remédio vai matar o paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.