BRASIL PODE SOFRER COM A “BOLHA DE CRÉDITO”

O governo brasileiro vem a pelo menos um ano investindo em facilidades para o crédito e consumo da população, mesmo aquecendo a economia, essas medidas podem causar a chamada “bolha de crédito”.

 

É como se a economia brasileira estivesse sustentada pelo endividamento da população que ano passado chegou à R$ 653 bilhões de acordo com estudo da LCA Consultoria divulgado Jornal Estado de São Paulo em 2011. Nesse mesmo ano o FMI chegou a mencionar esse risco para a economia brasileira.

 

Entretanto em 2012 o governo brasileiro continua com fortes estímulos ao crédito derrubando juros bancários e IPI (imposto sobre produto industrializado) para carros e eletrodomésticos. A ideia é evitar a desaceleração da indústria por conta da redução nas exportações esse ano.

 

Entretanto o estado não vai aguentar esse endividamento por tanto tempo, tanto que as medidas de facilidade de crédito vão apenas até ao final de agosto.

 

Agora o Brasil que ocupa a posição de prestígio entre os masters dos países em desenvolvimento precisa pensar em novas formas de estimular o consumo sem alimentar o monstro da bolha de crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.