EMPRESAS DEVEM FICAR DE OLHO NA PÓS-VENDA

Conseguir novos clientes é importante para uma empresa, mas também é essencial para a manutenção dos negócios que o consumidor volte. Para isso é preciso que o empreendedor esteja ligado na chamada pós-venda.
A pós-venda é não esquecer dos clientes após a consumação do negócio, seja venda de produtos, seja um serviço oferecido.
Existem diversas formas de se realizar a pós-venda, mas alguns procedimentos básicos podem te ajudar a fazer seus clientes “felizes” ao te contratar.

 

• Crie um banco de dados para bons clientes, com especificações do tipo: contatos, qual foi o produto ou serviço já entregue a esse consumidor e que outros serviços ou produtos podem interessá-lo.
• Clientes mais antigos merecem brindes especiais como pen drives ou quites de vinho, tudo a depender do serviço ofertado pela sua empresa e da personalidade dos seus clientes. Se você tem uma charutaria pode ser adequado arranjar um isqueiro para o seus clientes mais VPIs, já uma empresa direcionada ao público infantil, um brinquedo pode ser mais adequado.
• Cuidado com os horários em que você entra em contato com seus clientes, ligar nas primeiras horas do dia, por exemplo, pode deixar seu cliente bem bravo caso seja o dia de folga dele. O ideal é perguntar antes sobre dias e horários em que se pode telefonar.
• Sempre que sua empresa adicionar um novo produto ou serviço, vale a pena avisar os seus clientes disso. Essa atividade pode ser feita tanto por E-mail, como por telefone.

A pós-venda pode ser uma das principais formas de transformar sua empresa em algo rentável e estável. Com ela é possível que seu negócio dure ou invés de ser apenas uma empresa de verão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.