IR OU NÃO IR PARA AS NUVENS!!?

O mundo está mudando tão rapidamente que existem tecnologias que nem  começamos a dominar  ainda e já são  tendência e prerequisitos do mercado. Uma destas tecnologia é a tecnologia Nuvem.
A TECNOLOGIA NUVEM é o conceito de trabalhar na REDE PÚBLICA (Internet), em um mundo virtual que está disponível para nós em qualquer ponto onde tenhamos acesso a rede mundial de computadores.
Se nos aprofundarmos no detalhe do conceito podemos pensar que quando estamos trabalhando em um servidor, já estamos efetivamente trabalhando em NUVEM. O servidor pode estar do seu lado, fisicamente falando, ou na sede da empresa em um local muito distante, ou mesmo em um PROVEDOR de serviço de NUVEM como o Amazon.
A Apple disponibilizou o serviço nos equipamentos I (Ipad, Iphone etc)…, também o Google já disponibiliza aplicativos e espaço para OFFICE (planilhas, documentos, listas de discussão etc) nas nuvens. Talvez um pouco atrasado, mas buscando conhecer tudo,  fiz a minha conta no SkyDrive (NUVEM da Microsoft). A Microsoft também já disponibiliza acesso aos aplicativos OFFICE, que é similar a versão desktop  só que na NUVEM.
A tecnologia Nuven pode acelerar a produtividade. Assim, aqueles usuários com conhecimento de segurança, ou não, vem se aventurando e aproveitando a disponibilidade de tudo na rede. Como dito antes, com alguns critérios de segurança, principalmente na formação das senhas de acesso a suas áreas privadas,  a segurança fica mais fácil.
Também muitas empresas se transferem para a NUVEM e assim terceirizam as suas infraestrutura tecnológicas e passam a cuidar de suas missões de negócios, vender, entregar, prestar serviço e tantos outros que não estejam relacionados a servidores e serviços de infraestrutura de informática. Isto é elas fazem o trabalho delas e deixam a nuvem tomar conta do processamento de dados.
Embora a tecnologia seja eficiente, é preciso estar atento.  Vale buscar performance com dinamismo e mobilidade e por isto, é importante ter critérios de qualidade e conhecer os riscos. O principal deles é o risco de interrupção nos serviços.  Outro indice muito importante para se procurar informações é sobre a proteção de acesso e privacidade das informações armazenadas na nuven.
Como qualquer outra terceirização, é importante identificar parâmetros de qualidade, confidencialidade, segurança e monitorá-los. Isto é procure saber como tem sido a experiência de outros clientes e se eles tem reclamações.  isto é importante porquê a responsabilidade continua com a sua empresa, mesmo terceirizando o trabalho. Os questionamentos sobre falhas sempre chegam e a inocência da ignorância não perdoa neste caso.
Se não esta seguro ainda na escolha de que empresa contratar, separei abaixo uma lista de perguntas que podem te auxiliar a ter mais tranquilidade na contratação ou na implementação deste tipo de terceirização em seu negócio.
Sempre procure saber:
  • – Quem será responsável pelo BACKUP? Complementando onde estará as cópias de segurança no caso de uma pane?
  • – Se o sistema parar, quem vai ser acionado em primeira mão? Certifique-se que seja uma equipe, afinal uma pessoa sempre pode falhar ou não estar sempre disponível!
  • – Se falhar, qual será a contingência? Contingência para interrupção de 15 minutos? Contingência para interrupção de mais de uma hora ou até mais?
Pedro Henriques autor deste texto é o criador da A INDICCA.COM uma empresa especializada na prestação de serviço tipo Nuvem. Para ele manter uma equipe responsável, preocupada em oferecer o melhor serviço é a melhor forma de mostrar que se está comprometido com a solução do cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.