COMO “PERDER TEMPO” PODE SER O SEGREDO PARA GANHAR MAIS

Ajudar os outros parece ser mais benéfico para quem ajuda do que para quem é ajudado.

Quer ganhar mais tempo e ser mais produtivo no trabalho? Então comece a gastar tempo ajudando outras pessoas. E por mais contra intuitiva que esta afirmativa possa parecer, foi isto, exatamente, o que sugeriu uma pesquisa divulgada esta semana no renomado podcast da Harvad bussiness Review com o título Pressed for Time? Give Some of Yours Away(Precisa de tempo? Então Doe o que tem).

Uma pesquisa realizada com estudantes  universitários comprovou que aqueles que dedicavam tempo a outros, seja em forma de caridade ou de entretenimento acabavam sendo mais produtivos em suas tarefas diárias. A ideia revelada pela pesquisa é que quando trabalhamos e ajudamos os outros nos sentimos mais produtivos e capazes de fazer mais. E é esta sensação acaba nos tornando mais dispostos e consequentemente mais produtivos e capazes.

Mas será que “há mais felicidade em dar do que em receber”

A pesquisa mencionada acima partiu de dados que apontavam para um maior senso de felicidade em pessoas que doam dinheiro aos mais necessitados. “Doar dinheiro aos pobres faz com que os doadores embora mais pobres com o ato se sintam mais ricos” disse a pesquisadora Cassie Mogilner, professora assistente de marketing na Wharton School  e responsável pela pesquisa. Este conceito levou a pesquisadora a se perguntar, se pessoas que gastavam tempo com outras se sentiriam com mais tempo também.

É o fim do “Quem dá aos pobres empresta a Deus”, uma vez que um dos maiores beneficiados por ajudar aos outros acaba sendo a própria pessoa. Assim, Deus parece não gostar de dever, pagando o empréstimo imediatamente. Alguns voluntários que participaram da pesquisa, foram convidados a gastar períodos variados de seu tempo em atividades que tinham a eles mesmos como principal beneficiado como assistir um filme, ir para um show etc. Já outros participantes, foram convidados a  focar em outras pessoas como beneficiadas principais, muitas delas totalmente  desconhecidas para os voluntários.

Os resultados da pesquisa apontaram que aqueles que ajudaram os outros não só estavam mais dispostos a aceitar mais responsabilidade no trabalho e faculdade, Como também acabaram realizando mais dentro das atividades que escolheram. Em fim , eles acabaram sendo mais produtivos.

Pesquisa revela que ajudar os outros pode torna-lo mais produtivo e feliz. Gastar tempo com outros pode ser mais produtivo que gastar dinheiro. Imagem http://kmbeing.com

Assim, este achado põe mais lenha na fogueira do debate sobre o que é mais importante na hora de determinar os resultados no gerenciamento de pessoas e projetos, nossa atitude ou nossa realidade física. E inicia uma incêndio nos debates relacionados ao gerenciamento de tempo e a quantidade dele, assim como outros fatores como recursos e energia gastos nos projetos.  A cada dia a ciência parece apontar que não basta apenas fazer é preciso fazer direito e de forma mais produtivas e que as vezes menos é realmente mais.

Entretanto, para aqueles que estão pensando em abandonar tudo que fazem e se tornar ajudantes perenes dos pobres, fracos e oprimidos, o estudo também aponta que é preciso manter o equilíbrio na hora de ajudar. Se passarmos a gastar tempo demais ajudando os outros, em detrimento do nosso próprio trabalho, podemos ter o efeito inverso do desejado, o que pode nos levar a uma sensação de improdutividade e incapacidade.

9 Comentários para: “COMO “PERDER TEMPO” PODE SER O SEGREDO PARA GANHAR MAIS

  1. Não há duvida de que ajudar os outros é muito gratificante, recebemos mais do que damos, a felicidade de quem ajuda é diferente é uma felicidade que enche o coração, não tem absolutamente nada a ver com o prazer dos bens materiais ou até mesmo de feitos pessoais. Ajudem e vão ver como se ajudam a vocês.

  2. Pingback: Como aprender com os erros |

  3. Pingback: Descubra Como Administrar seu Tempo melhor |

  4. Pingback: Vida equilibrada e coaching como funciona? |

  5. Ótimo texto, hoje em dia é uma raridade encontrar pessoas que se importam com o próximo. Eu particularmente acho uma atitude muito linda e admiro demais os que fazem isso, e ultimamente estou procurando lugares onde precisem de trabalhos voluntários, gostaria muito de entrar pra esse time de pessoas das quais eu tanto admiro. Se alguém souber de algum lugar que esteja precisando por favor me mande e-mail: vanessa_gomes_fontes@hotmail.com

    Abraço!

  6. Pingback: Como aumentar a produtividade em três passos |

  7. muito bom o artigo ,concordo que ajudar outros seja a melhor forma de nos ajudar e é claro não esquecendo de nos e principalmente de nossa família ,saber dosar o tempo gasto com outros e nossa família, e saber como ajudar se dando o peixe ou ensinando a pescar ?pelo que li em seu texto sabe bem fazer esta dosagem eu estou aprendendo

    bom dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.