COMO USAR A TECNOLOGIA A FAVOR DA SUA SAÚDE!

Photo by Jef Poskanzer. (License: Creative Commons Attribution)

Descubra o porquê na hora da produtividade, exercitar a mente é tão importante quanto exercitar o corpo:

Quem trabalha com tecnologia e especialmente na área de TI, entende o quanto a concentração e o compromisso são importantes para o desenvolvimento de uma carreira nesta profissão. São sempre prazos a cumprir, problemas de última hora e resultados para apresentar.

E talvez seja por isto que tantos profissionais passam tanto tempo a frente a um computador, seja trabalhando ou mesmo quando estão simplesmente passando o tempo.

E não ficamos menos enrolados quando a tecnologia tornou possível a mobilidade de se estar ON LINE é disponível praticamente 100% do tempo. Criamos o problema de desligar a conexão e assim, ficou bem mais complicado parar de trabalhar e apenas se concentrar em outros campos da vida.  Poderiamos dizer que  nem mesmo o escritor, Domenico De Masi, poderia imaginar tamanha dedicação em seu livro “O Ócio Criativo”.

O esporte é visto como sinônimo de SAÚDE e é  um aspecto fundamental para a sanidade de qualquer profissional, incluindo aqueles que trabalham com tecnologia e que exercita muito a mente e as mãos no teclado.

Sem discutir a questão da produtividade, podemos dizer que a conexão continuada ao ambiente de NUVEM (computação remota) na qual todos os registros, aplicativos e trabalhos estão, é uma realidade ímpar cheia de demandas, mas que por criar uma rotina sedentária sugere uma reavaliação do tempo dedicado a outras atividades como o ESPORTE  tão fundamental na construção do aspecto social da vida.

Nossa história com o esporte

amor ao esporte

Há alguns bons anos atrás estava com 40 anos e ciente que pesar 130 kg não era nada saudável. Diante de uma carga horária de trabalho que superava em muito às 10 horas por dia, resolvi que a INDICCA.COM poderia ser também ESPORTE, atividade extra a INFORMÁTICA.

Para não comprometer a atividade de trabalho, o horário escolhido foi entre 06h e 07h e assim a prática da caminhada se iniciou. A motivação era o compromisso de ser o despertador da EQUIPE e estarmos todos lá prontos para caminhar, conversar e deixar de ser sedentários.

Com o passar do tempo, as caminhadas se tornaram corrida de rua; natação em águas abertas e passeios de bike. Além de treinos diários, só para motivar, descobrimos que algumas provas de competição também fazem bem. Os resultados nem sempre são os esperados, mas a motivação da participação e a medalha são a principal conquista.

Nestes seis anos de exercícios já participei com a Equipe INDICCA.COM de pelo menos quatro edições da Corrida da Fogueira em Juiz de Fora, uma edição da São Silvestre, creio que duas edições da Volta da Pampulha e três edições da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Também na natação em águas abertas “Mar” da Travessia dos Fortes, Rei e Rainha do Mar e uma edição do Pan Americano Master de Natação em Águas Abertas.

Volta da Pampulha - Luiz Cavalini JR com a camisa INDICCA.COM foi registrado na Revista Contra Relógio!!! Vale participar, vale fazer a festa e depois ter motivos de comemorar.
Volta da Pampulha – Luiz Cavalini JR com a camisa INDICCA.COM foi registrado na Revista Contra Relógio!!! Vale participar, vale fazer a festa e depois ter motivos de comemorar.

 

A Lição

O ESPORTE não é apenas uma atitude boa para saúde, ele é também, sem dúvida, uma questão de socialização, agregação, de bem-estar e conforto. Claro que algumas das vantagens da atividade só percebemos depois do exercício.

O essencial aqui não é  o podium, mas o estar bem, as fotos para registrar e demonstrar a capacidade adquirida e o corpo cansado de um bom exercício. Ter a mente disposta para tocar o dia a dia neste universo de tecnologia dinâmica, viral e acelerada é essencial.

Estar com 26 quilos a menos e a capacidade de correr 10 km nos treinos de uma hora já é uma ótima recompensa, assim como  nadar  2000 metros em menos de 45 minutos na piscina. Valem também os amigos feitos na pista, na piscina ou nas trilhas de bike.

Acredito que todo dia é dia de começar! É assim que me sinto as 05h20 quando acordo para me preparar para os treinos. Todos os dias a mesma dúvida, vou ou não vou? Toca o telefone e tem corrida, “bora ser companheiro dos amigos; de mim mesmo”!

Foto da corrida da fogueira
“Equipe Indicca na Edição Fundação CAVE da Corrida da Fogueira! Nem que seja a festa da foto é preciso TREINAR e PARTICIPAR – Dra. Aidê; Cesar, Matheus (Colo), Roberta, Juiz, Delegado, Tião, Petrônio, Cavalini, agachados Pedrin, Luiza e Marco André”

Então a dica do dia é: Se ainda não pratica nenhum esporte, escolha um e dê início na atividade no dia de ontem. Não espere a Segunda-Feira! Trabalhar é bom, Viver é ótimo!

Temos a tecnologia a nossa disposição e assim mais tempo, nem que seja de madrugada para nos exercitar. Na pior das hipóteses o dia será maior, nas outras todas, será excelente e cheio de energia, saúde e vida.

Bom trabalho e treinos exelentes!

Pedro Henriques  INDICCA.COM

Por certo é uma boa história que ainda acontece, continuo treinando, embora não tenha participado tanto de provas.

www.indicca.com

A INDICCA.COM é uma empresa que utiliza a NUVEM, que aplica nas soluções de uso próprio da EQUIPE e também dos clientes este ambiente. Para nos manter SAUDÁVEIS precisamos nos exercitar e neste ponto também temos sido diferenciados. O esporte, como todo o resto, é feito com BARULHO e muita DEDICAÇÃO. Vou então contar um pouco desta experiência que tanto bem faz e muito melhor, pode incentivar outros, multiplicando como tantas outras atitudes boas e ruins distribuídas na NUVEM IP (Internet – Rede Pública).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.