Como proteger seu site

(Artigo de convidado) – Ataques a sites estão cada vez diversos: invasão, pishing, spam… são apenas alguns dos perigos na web. Mas como se prevenir e proteger seu site? É para que este artigo  vai te ajudar. E aí, está pronto? Então vamos lá! Separamos abaixo quatro superdicas de como proteger seu blog dos invasores.

1 Cuidado com o uso de temas e plug-ins piratas

Não basta apenas ter cuidado, é importante não usá-los. Na internet podemos encontrar milhares de temas e plug-ins pagos sendo distribuídos de forma gratuita, não caia nessa. Em muitos (ou se não todos) deles, vêm com scripts maliciosos instalados nos mesmos que podem danificar seu site.

Por isso não saia instalando qualquer plug-in que aparecer, pesquise sobre ele e veja se alguém teve problemas com ele. Uma dica é de instalar apenas os plug-ins e temas que estão no diretório de plug-ins próprio do WordPress.

2 Use plug-ins de segurança

Para reforçar a segurança do seu blog, é importante instalar alguns plug-ins de segurança no seu WordPress. Recomendo usar:

WP Security Scan – Com ele é possível mudar os prefixos das tabelas SQL do banco de dados do seu blog, mudar permissões dos arquivos, entre outras medidas que aumentam a segurança do seu blog.

Login LockDownEsse plug-in gera uma segurança para seu blog, quando alguém tentar entrar na sua conta e digitar a senha errada ‘n’ vezes, a tentativa de login será bloqueada para aquele IP, nas configurações você poderá alterar o número de tentativas, desbloquear algum IP, entre outras funcionalidades.

Theme Authenticity Checker (TAC)Esse plug-in ajuda a detectar se existe algum link externo nos códigos de seu tema, dessa forma evitando que algum código de pishing passe despercebido em seu blog.

3 Faça backup regularmente

Para evitar perdas do conteúdo de seu blog, é importante que você tenha pelo menos um backup semanal em dia. Para realizar backup do seu blog automaticamente recomendo o plug-in WordPress Backup to Dropbox, onde você define nas configurações se quer um backup diário, semanal, mensal, etc., seleciona as pastas que deseja salvar.

O backup é enviado para sua conta do Dropbox (é preciso se registar na Dropbox) e instalando o aplicativo da Dropbox em seu computador você poderá ter um controle melhor sobre seus arquivos.

4 Troque sua senha frequentemente

Por último e não menos importante, sempre troque sua senha, é recomendável que a troque pelo menos de 3 em 3 meses, mas se você foi alvo de algum pishing, não pense duas vezes troque-a. Isso irá ajudar a manter a segurança de seu site.

5 E você como faz para manter a segurança de seu site?

Compartilhe suas dicas e sugestões.

Até já!

3 Comentários para: “Como proteger seu site

  1. Ola Ian muito bom seu artigo, hoje a segurança é prioridade nos dias de hoje. Hoje quem é empreendedor e tem seu site como fonte de renda e comunicação tem que cuidado. Seguindo estas 4 dicas que você deu já podemos diminuir este tipo de problema em nossos sites.

    • Sim Wellington, temos que nos preparar para o pior. Não devemos nos concentrar apenas em conteúdo e design, eles são importantes, mas você irá perder tudo se não tiver um site seguro. Obrigado pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.