Técnicas para se concentrar e manter o foco

“Eu não consigo me concentrar!”

Quantas vezes cada um de nós já escutou esta frase? Você já tentou completar uma atividade só para descobrir que não conseguia se concentrar na atividade em questão? Dependendo da ocasião e da pessoa, este sentimento pode até gerar frustração. Mas, existem técnicas e estratégias que podem te ajudar a se concentrar melhor no que faz, e te ajudar a obter melhores resultados.

Com frequência, pessoas que querem ser produtivas, procuram aprender novas técnicas para se concentrar e manter o foco nos objetivos. Melhorar a concentração pode ser capaz de alavancar o desempenho de alunos na escola, funcionários no ambiente de trabalho e até melhorar a qualidade do relacionamento entre amigos e familiares.

Separamos algumas técnicas para se concentrar e manter o foco:

Diminua o volume e acabe com o barulho em sua volta. Pode ser até obvio que o barulho atrapalha a concentração. Mas tomar ações para organizar a quantidade de barulho a nossa volta pode ser um verdadeiro desafio. Por isto especialistas indicam procurar um lugar silencioso para realizar as atividades importantes, longe de distrações e barulho. Colocar uma placa na porta do quarto pode ser uma boa opção também

Encontre um lugar de paz e limpe a mente. Está dica inclui organizar o seu ambiente de trabalho de forma a conter o menor número de  distrações possível. Outra sugestão é retirar móveis e objetos distrativos do ambiente e usar cores sóbrias nas paredes. Tons fortes acabam dificultando a sua habilidade de manter a atenção na tarefa escolhida.

Outras técnicas para se concentrar e manter o foco também incluem:

  • Aprender a respirar apropriadamente.
  • Diminuir níveis de stress
  • Estabelecer prazos finais para projetos
  • Desenvolver a paciência
  • Ter objetivos claros e bem definidos

 

E você conhece alguma técnica para melhorar a qualidade da concentração durante momentos de stress?

9 Comentários para: “Técnicas para se concentrar e manter o foco

  1. Um técnica que sempre utilizo com ótimos resultados é quando você precisa resolver um problema e fica horas e horas e não consegue, por alguns minutos faça uma outra atividade, descanse um pouco e depois volte a fazer aquilo, você ira conseguir resolver aquele problema em alguns minutos!

    • Concordo com você Daniel, Todos nós sempre temos uma professora que nos marca. E esta dica da sua professora foi muito útil. Pena que não podemos repetir ela para os adolecentes de hoje. Pois eles não sairiam da frente da internet hehehe.

  2. Realmente hoje se concentrar é um problemas de muitos, existem muitas técnicas de concentração mas todas requer um pouco de disciplina. Uma técnica que utilizo é a Pomodoro muito eficiente e fácil de fazer.

    • Concordo com você Wellington, a tecnica pomodoro ajuda bastante na hora de fazer ações coordenadas e que agente talvez, não queira ou se sinta confortável fazendo. Acredito que em nenhum momento do passado foi tão importante manter o foco quanto agora. Muita competição, falta de tempo e distração, são a marca registrada de nossos tempos. Manter o foco pode ser aquela característica que vai fazer toda a diferença na hora de se alcançar o sucesso!

  3. Fabio, excelente artigo amigo. Gostei muito das dicas, e elas podem ser aplicadas em qualquer momento: na hora de estudar, trabalhar, escrever um artigo… Enfim, são dicas reais que todo mundo devia seguir.

    Abraços!

    • Obrigado pelo comentário Ian. Manter o foco é certamente um dos segredos do sucesso. Mas, não falo isto baseado em mim mesmo, pois ainda trabalho como todo mundo para corre atras dos resultados. Estou falando dos grandes empreendedores e personalidades que alacançaram grandes feitos. Cada de nós tem sua própria lista preferida. E este artigo foi uma tentativa de listar apenas algumas tecnicas para se concentrar.

      Seria bom também listar jogos que auxiliam na concentração. Como Brincadeiras e passa tempos que ajudem na memorização e concentração. Infelizmente não existe um remédio único para resolver problemas com concentração. Seria muito bom ter um remédio para concentração. O que acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.