Exemplo de Redação do Enem 2011

Tema da redação 2011

Confira abaixo o processo de  um texto  seguindo quatro passos

  • Leitura
  • Chuva de Ideias
  • Rascunho 1, 2, 3…..
  • Texto Final

Chuvas de Ideias

  • VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
  • VIVER EM REDE  – Boa visinhança, Facebook, Twitter, e-commerce, Hackers, crimes virtuais, smartphone
  • SÉCULO XXI: – Tecnologia, Internet, rotina 24/7
  • LIMITES  – Leis, Crimes, Falta de Legislação
  • O PÚBLICO  – Reputação, opinião, Imagem
  • O PRIVADO – Privacidade, espaço pessoal
Apostila preparatória para a prova de redação e português do Enem 2013
Apostila preparatória para a prova de redação e português do Enem 2013

Primeiro rascunho

Perceba como o rascunho pode conter erros gramaticais e ortográficos

A evolução da tecnologica se tornou a marca principal do seculo XXI, ganhamos um problema: A disolução da barreira entre o que consideravamos público e o que acreditamos ser o espaço privado.

O que há alguns anos era considerado uma conversa privada e particular, como a troca de informações entre amigos, hoje se transformou em informação pública em Redes sociais como o Facebook.

Nesta situação, acabamos ficando sem uma legislação que regule todos os possíveis desencadeamentos resultantes da evolução tecnologica.

A cada dia, é mais necessário a implementação de um código de boavizinhança digital. Uma lista com indicações e sugestões que venha a proteger os usuários da internet, dos perigos virtuais como hackers e mesmo das ações de grandes empresas.

Mas, o desenvolvimento acaba levando a novos questionamentos. Principalmente sobre onde começa o espaço público e onde começa o privado. Já que interagimos com a tecnologia de tantas formas diferentes. Pela manhã desejamos bom dia para os amigos via twitter, Marcamos uma entrevista a tarde por meio do facebook e comentamos o ultimo capitulo da novela por e-mail.

Mas, os desafios existem para serem superados. E o que parece ser um problema a primeira vista é apenas mais um caso de adaptação. A barreira entre o público e o privado não desapareceu, apenas saiu do lugar, evoluiu, modificou-se. Como quando saimos de ambiente escuro e entramos em outro mais iluminado. A principio, os olhos demoram a se acostumar e enchergamos muito pouco, mas logo nos acostumamos e podemos ver todos os detalhes.

Texto Final

No Texto final nós eliminamos os erros ortográficos e  organizamos melhor as palavras para aumentar a coerência e coesão.

VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO

Com a evolução tecnológica presente no início do século XXI, nós como sociedade, ganhamos também um problema: a dissolução da barreira entre o que considerávamos ser o espaço de atuação público e o que acreditavamos ser o espaço de domínio privado. Em poucos anos vimos os conceitos mudarem, e o que no passado era considerado uma conversa privada e particular, entre amigos, hoje com o advento da internet se transformou em informação pública em Redes sociais como o Facebook, e que hoje, pode ser facilmente comentada e acessada por terceiros.

No meio de tudo isto a legislação caminha atras da inovação. Já somos mais de 80 milhões de internautas trafegando pela internet brasileira, mas, ainda não temos um código de defesa do Internauta. Acabamos ficando sem uma legislação que regule todos os possíveis desencadeamentos resultantes da evolução tecnológica que vivemos. A cada dia, vemos crescer a necessidade de implementação de um código de boavizinhança digital. Uma lista prática, com indicações e sugestões do que pode nos proteger como usuários na internet, assim como o código de defesa do consumidor nos protege no comércio, e que nos informe dos perigos virtuais representados por hackers e mesmo pelos interesses econômicos das grandes empresas.

Mas, o fato que o desenvolvimento tecnológico e a criação de uma sociedade em rede acabo nos levando a novos questionamentos, como: onde começa o espaço público e onde começa o privado? Já que interagimos com a tecnologia de tantas formas, todas tão diferentes das que nossos pais e avos estavam acostumados. Pela manhã podemos desejar bom dia os amigos via twitter, pela tarde marcar uma entrevista via facebook e a noite, comentamos o último capítulo da novela por e-mail.

No entanto, se os desafios existem é para serem superados. E quando se pensa desta maneira, o que a primeira parecia ser um problema, se torna mais um caso de confusão adaptativa. Ao contrário do que se pode pensar, a barreira entre o público e o privado não desapareceu, ela continua lá, mas, apenas saiu do lugar, evoluiu, modificou-se com a introdução de novas tecnologias. Em um processo semelhante ao que nossos olhos experimentam quando saímos de um ambiente muito escuro e entramos em outro mais iluminado. A princípio, os olhos estranham a luz e até doem, mas logo nos acostumamos ao ambiente e podemos ver todos os detalhes novamente.

 

Um Comentário para: “Exemplo de Redação do Enem 2011

  1. Pingback: O segredo para uma redação Enem 2012 campeã | Nuvendigital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.