Reforço de matemática e física

Matemática

É comum no fim de ano crescer a busca por aulas de reforço escolar  presencial e até mesmo reforço escolar online em todo o Brasil. Duas das disciplinas mais procuradas para aulas de reforço são  as disciplinas de Matemática e Física. Faz algum tempo comecei a oferecer reforço em João Pessoa para pessoas  com necessidade  de aprenderem mais sobre física e matemática  e que frequentaram escolas, mas  percebi que muitas pessoas não sabem a origem dos nomes destas duas disciplinas. Então numa boa aula de banca escolar online  decidi explicar abaixo.

O significado da palavra matemática

A palavra matemática deriva da palavra grega “matemathike” que significa “ensinamentos”. É uma ciência abstrata, dedutiva, e que visa o raciocínio lógico. Muitas pessoas falam,“ Eu não entendo matemática “, só que poucas pessoas sabem, que matemática pode ser a ciência mais complexa de se entender, porém, é uma das mais fácil de aprender, pois o aprendizado deriva do “fazer(escrever)”, e a ciência mais fácil de escrever e resolver dezenas de questões, é a matemática, por isso, e que nunca devemos pensar que não somos capazes de aprender matemática, pois, o segredo está no fazer.

O significado da palavra física

Já a palavra física tem sua origem na palavra grega physiké e significa natureza. Portanto, é a ciência que estuda a natureza. A física está ligada diretamente a matemática, pois, através dela, simplificamos a compreensão dos fenômenos físicos. A física é a ciência do curioso, das pessoas que possuiem uma maior necessidade em se perguntar por qual razão isso ou aquilo ocorre, e como provar tal fenômeno. Os fenômenos da natureza são tão numerosos e variados, que a Física possui um campo de estudo cada vez maior.

Dentro da física podemos destacar alguns ramos mais conhecidos: Óptica (que relaciona a luz, com o ato de ver), Acústica (Estuda as propriedades do som), Termologia (Estudo do calor), Mecânica (Estudo do movimento), Eletricidade (Estudo das propriedades elétricas) e a Nuclear (Estudo da constituição da matéria).

Para muitas pessoas a grande dificuldade no estudo da física, está no baixo nível de motivação dos alunos. Para muitos, eles  não questionam ( curiosidade) muito sobre os fenômenos que ocorrem diariamente no seu dia-a-dia, desde a hora em que acordam, até o o momento em que vão dormir. Mas outro aspecto que influencia e muito o aprendizado da física e também a grande deficiência comprovada do ensino básico em todas as disciplinas, principalmente em matemática encontrada em muitas escolas do país.

É por isto que em minhas aulas de reforços tem o objetivo de trabalhar, especialmente nas áreas que mais precisam de conhecimento base, que muitas vezes são desprezadas pela grade de ensino de muitos colégios. Quando o aluno aprende o básico, o resto fica mais fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.