webwriting e a produção de conteúdo para mídias digitais

O webwriting tem crescido em popularidade
O interesse por Webwriting ou redação para a internet tem crescido em popularidade junto com a quantidade de informação armazenada no meio digital. Imagem por ericnvntr creative commons licença atribuição

Com a popularização da internet e o  crescente acesso a tecnologia de ponta como tablets e smartphones, cada vez mais tem sido necessário a formação de profissionais que sejam capazes de escrever para este novo meio de comunicação. O profissional que domina as regras da escrita para a internet e outros elementos como intranets, CDs–ROM e wireless são conhecidos como webwriters.

O que é webwriting?

webwriting também conhecido como redação online, embora muitos acreditem que o termo redação online, assim como o termo jornalismo online apenas engloba, em parte, do significado da palavra inglesa webwriting. De uma forma simples ela é a técnica de se organizar o texto de forma a melhorar a codificação, identificação, organização e acesso do conteúdo em ambientes digitais.

O que são ambientes digitais

Ambientes digitais são formados pela interação e conexão das mídias digitais computadores a internet o que  também inclui: sites, redes sociais e mídias sociais. As mídias digitais são os meios que permitem a digitalização de conteúdo, como por exemplo: uma música pode ser gravada em mp3, ou um filme pode ser transferido para mp4 e assim por diante.

Webwriting  or not to webwriting?

Muitas pessoas que desejam ser webwriters demonstram um desgosto pelo termo webwriting, visto que esta é uma palavra de origem estrangeira. Mas, se formos analisar bem, a própria palavra internet tem origem estrangeira e ela não deixa de ser útil e prática por isto.  Isto quer dizer que debates sobre como webwritingdeveria se chamado não nos fazem entender melhor como webwriting pode ser utilizado. E estes ultimos são certamente mais interessantes que os primeiros. O nome referência em webwriting no Brasil é Bruno Rodrigues ele ministra cursos e workshops sobre a temática em todo o Brasil.

Como aprender webwriting e produção de conteúdo escrito para a web na prática?

Quer aprender como escrever para a Internet? Então você veio ao lugar certo. Aqui no Nuvendigital, todos são bem-vindos para escrever e receber feedback personalizado sobre a a qualidade do seu webwriting. Você escolhe quantos textos que escrever e nós te damos o suporte.  Basta postar um  comentário demonstrando o interesse. Abaixo separamos algumas dicas sobre como organizar melhor seus textos na internet segundo as boas regras do webwriting.

#1 Entregue a informação: Escrita correta e gramática nunca devem te atrapalhar na hora de passar a informação ao leitor. Seu trabalho como webwriter é apresenta informação, persuadir os leitores e motivá-las a ação.

#2 Simples acima de tudo: É fato que a maioria dos usuários da internet leem os textos em um padrão F. Isto quer dizer que eles não gastam de passar muito tempo lendo em busca da informação que procuram. A ideia aqui é ser simples, claro e direto.

#3 Não esqueça da qualidade: Ok, precisamos ser rápidos, práticos e informativos, mas, isto não quer dizer que seu texto deve sacrificar qualidade. Uma dica  para manter o nível, é manter as páginas principais com textos curtos, dando sempre a opções do leitor acessar mais conteúdo através de um links se ele desejar. Isto é útil, pois, muitos leitores podem estar apenas procurar informação específica o que quer dizer que se o texto for muito longo eles podem acabar desistindo de continuar no seu site e decidir visitar outro endereço na web.

>> leia mais dicas sobre webwriting aqui

3 Comentários para: “webwriting e a produção de conteúdo para mídias digitais

  1. Olá Fábio!

    Gostei muito do seu site! Parabéns. Mas preciso de uma dica sua, pois mantenho um site (que escrevi acima) e gostaria de capitaliza-lo via propaganda, exatamente como acontece no seu. Pode me dá um “norte” neste assunto? Teria algum post aqui sobre isto?

    Obrigado.

    • Olá Adriano, Fico feliz que tenha gostado do nosso site. O Nuvendigital foi realmente criado para distribuir e divulgar informações sobre a internet, atualidades e curiosidades. Vi seu site o Escola de Filosofia Espiritualista e realmente você não tem nenhum anuncio por lá além de um pequeno link para se adquirir um livro na barra lateral esquerda. Mas, capitalizar um blog é algo relativamente simples basta você entrar para sistemas de afiliado de anúncios,( não confunda com sistema de afiliados marketing multinível – já que eles dois são bem diferentes).

      E para sua alegria, nós não só temos artigos como um curso inteiro para quem quer saber como capitalizar/monetizar blogs e sites. São 10 aulas em vídeo e a aula número 6 – Monetização como lucrar com sites e blogs – é só sobre capitalização. Além disto, a aula número 8 – Links de Afiliados, Como ganhar com links de afiliados ainda oferece mais conhecimento sobre o assunto. O curso é uma ótima opção pois vc já tem acesso a um material gravado em vídeo e pode tirar as duvidas comigo também. Convido você a visitar a página do curso online como trabalhar de casa com a Internet.

      Ah! Sinta-se em casa para fazer mais perguntas, sempre que dou uma passadinha aqui, respondo os comentários de todos. Acredito que seu blog tem um grande potencial de capitalização. Sucesso e aguardo sua opinião sobre o curso.

  2. Pingback: Curso online de Marketiing Digital - Conheça alguns dos melhores |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.