Porquê as pessoas gostam de histórias tristes?

Hstórias tristes tem cativado milhões de pessoas no decorrer dos séculos. Qual seria o motivo desta ligação. Imagem/ jerryfergusonphotography Flicker Creative Commons atribuição

Porquê as pessoas gostam de histórias tristes? De o Vento levou a Titânic, Histórias tristes parecem atrair pessoas de todas as gerações. Mas porquê será que somos atraídos por histórias sem um final feliz? Será que histórias de amor tristes fazem nossa vida ganhar mais sentido de alguma forma? Ou estamos todos enlouquecendo quando trocamos o sorriso pelas lagrimas? Então prepare o seu lencinho de papel.

Recentemente eu percebi que alguns visitantes do blog chegaram aqui por meio da palavra-chave um pouco incomum. Essa palavra é histórias tristes. Acontece que temos um artigo chamado de O diário de um cão, que realmente e muito triste. A história começa bem, e então piora, piora, e piora e quando você acha que algo bom vai acontecer a história ainda fica pior. Só de lembrar já fico triste.

E eu percebi também que as visitas relacionadas a tristeza são mais freqüentes na madrugada. Curioso de saber o motivo das pessoas estarem procurando histórias tristes eu decidi pesquisar. E acabei descobrindo que os cientistas já vêm estudando este fenômeno a muitos anos.

Uma cena do Filme O Campeão é considerada a cena mais triste do cinema.

Eles até elegeram a cena mais triste do cinema. Para eles ela é a cena da morte do personagem Billy Flynn (Jon Voight)principal do filme O Campeão (The Champ) lançado em1979. A cena é realmente triste. E Deu ao ator mirim Ricky Schroder que enterpretou o pequeno TJ no filme. E se você ficou curioso para saber qual á música mais triste de todos os tempos ela é O Adágio Para Cordas de Baber.

[audio:http://lemalapo.20minutes-blogs.fr/media/01/01/111491075.mp3|titles=Adágio Para Cordas de Baber]

De acordo com um estudo publicado ainda em 2012, as pessoas gostam de histórias tristes porquê elas nos fazem mais felizes. Isto mesmo, por mais ilógico que pareça. Uma pesquisa feita no Estado Norte -Americano de Ohio indicou que o destino trágico de personagens fazia com que os telespectadores pensassem mais nos seus relacionamentos nas coisas que realmente importa bom para eles. Assim, a tristeza do personagem acabava se transformando em alegria para as pessoas assistindo.

Os mais de 300 participantes da pesquisa mencionada acima, assistiram ao filme Desejo e Reparação (Atonement), lançado no ano de 2007, estrelando James McAvoy e Keira Knightley. o filme, uma típica história triste de amor, conta história de dois apaixonados que se separam antes da a segunda guerra mundial, só para se encontrarem novamente durante a guerra, A típica história do reencontro e final feliz, isto até que o telespectador percebe que o final não é NADA feliz. Por isto não assisti ao filme sabia que não ia acabar bem.

Poster do filme Desejo e Reparação de 2007

Mas, acho que o mais Interessante tudo isso, é que as pesquisas continuam a apontar que a maior fonte de felicidade do ser humano são os relacionamentos, amizade, família companheiros. No final do dia, o que parece realmente significar são as grandes amizades, os eternos amores e as lembranças eternas de momentos felizes vividos com outras pessoas. É como uma frase do Filme Na Natureza Selvagem – também muito triste. “Uma boa parte de nossa felicidade está nos outros”.

O resumo da Opera é, e óperas são sempre tristes por sinal, que de alguma forma as tragédias trazem à tona o significado dos relacionamentos mais íntimos e importantes e com eles a felicidade ligada que eles representam. E isto talvez aconteça porquê não há tristeza que não esteja ligada a perda de algo, alguma coisa ou alguém, e como só podemos perder aquilo que um dia tivemos. Isto quer dizer que só conhece realmente o que é tristeza aquele que já foi feliz mesmo por um segundo. Então, se choramos um amor perdido é só porquê um dia o tivemos. ….Agora hora de falar de coisas alegres

2 Comentários para: “Porquê as pessoas gostam de histórias tristes?

  1. Eu não gosto hahahaha.
    Mas pessoas costumam usar filmes, musicas, etc como uma forma de libertar seus sentimentos, acredito que por isso muitas pessoas choram em uma cena comovente de um filme ou no final da novela, acabam se envolvendo como se aquilo fosse realmente verdade.

  2. Bem interessante o artigo!

    Realmente histórias tristes despertam reflexões. Nós não gostamos de passar esse tipo de experiência e quando visualizamos alguém em estado de tristeza, nosso cérebro cria mecanismos para buscar maneiras de se defender do problema no futuro.

    Piadas e humor podem até gerar reflexões e relaxamento, mas, não são tão efetivas em causar mudança de comportamento quanto situações de desconforto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.