Como aprender com os erros

Até mesmo grandes figuras históricas como Napoleão Bonaparte e Thomas Edson tiveram de enfrentar derrotas e fracassos e isto muitas vezes em suas vidas. Imágem Fonte Wikpédia

Quem nunca ouviu a frase: Errar é humano, mas permanecer no erro é tolice. Além de famosa, ela realça a importância que a nossa sociedade dá a capacidade de se aprender com os próprios erros. Outra frase famosa também diz: o tolo nunca aprende com seus erros, o inteligente aprende com seus erros, mas apenas o sábio aprende com os erros dos outros.

Qual o benefício de se aprender com os próprios erros?

Por mais estranho que possa aparecer, aprender com os próprios erros é uma característica marcante nas pessoas que alcançam o sucesso. Thomas Edson, o inventor da lâmpada Errou, ou testou, o seu invento mais de 10.000 vezes sem sucesso. Mas, todos nós somos gratos que ele não desistiu de aprender com os próprios erros.

Já o Escritor Britânico Oscar Wilde escreveu que a experiência é o nome que damos aos nossos erros. Demonstrando, de forma simples, a importância do reconhecimento dos erros para a formação do sucesso. Afinal é errando que a maioria de nós aprende.

>> Leia a materia Como Perder Tempo pode te ajudar a fazer mais na vida

Quero aprender com meus erros – o que fazer?

Aprender com os próprios erros é uma uma atividade que a primeira vista pode parecer um desafio. Isto porquê, ela demanda uma qualidade muito rara nos dias de hoje e até mesmo considerada por muitos como ultrapassada. Ela é a Humildade. Sem humildade ninguém consegue aprender com os próprios erros.

É importante não confundir a humildade com humilhação pois elas são duas coisas bem diferentes. Enquanto a pessoa humilde controla seus próprios sentimentos e faz o que é preciso ser feito. A pessoa humilhada se rebaixa além do que é necessário, aceitável e aconselhável.

Aprendi com meus erros – e agora?

Uma vez que já tenha aprendido com algum erro o importante é focar nas qualidades.Isto é, as coisas que você faz bem feito e que expões seus talentos. Erros sempre existirão. Afinal de contas, seria ótimo se aprendêssemos na vida olhando para a frente, mas só entendemos a vida mesmo olhando para traz, ou seja analisando o passado e aplicando o que aprendemos no presente. E para terminarmos este post gostaria de citar uma frase de Confúcio que vale a pena refletir – O sábio envergonha-se dos seus defeitos, mas não se envergonha de os corrigir.

Algo melhor do que aprender com os próprios erros

Melhor que aprender com os próprios erros é aprender com os erros e sucessos de outras pessoas. Já dizia o Eleanor Roosevelt : “Aprenda com os erros dos outros. Afinal ninguém tem tempo suficiente para cometer todos os erros sozinho”.  Por isto, nunca deixe passar uma oportunidade de aprender coisas novas e úteis. Foi pensando em pessoas como você que criamos o nosso curso em vídeo sobre como usar a internet de forma lucrativa e eficiente. São 10 aulas exclusivas, que vão te ajudar a evitar muitos erros e alcançar ótimos resultados em pouco tempo quando o assunto é trabalho com a Internet. Clique aqui para ver as aulas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.