7 Dicas para você descobrir como sair das dívidas ٩(͡๏̯͡๏)۶

Sair das dívidas é o sonho de milhões de brasileiros e separamos uma solução em 7 dicas simples. Imagem fonte wikipédia

Mito – Só os milionários vivem sem dívidas
Fato – Qualquer pessoa pode viver bem e sem dever a ninguém

Acha que as dividas estão te sufocando, visite o site de autoajuda http://www.devedoresanonimos-rio.org/.

Ao contrário do que muita gente pensa, cair em dívidas é algo que pode acontecer com qualquer pessoa. Isto porquê, muita gente séria comete pequenos erros e quando percebem estão endividados com o cartão de crédito, cheque especial e não poucas vezes, até mesmo  com agiotas. Estas pessoas trabalham duro e estão, sem dúvida, determinadas a fazer de tudo para pagar suas dívidas e limpar seu nome.

E, na hora de descobrir como pagar as dívidas, muita gente pensa logo em pegar um empréstimo consignado, fazer consolidação de dívidas ou mesmo fazer renegociação de dívidas e pagar só os juros. Mas, não faça isto, ao menos antes de ler este texto. Isto porquê, a verdade é que a maioria destas soluções não vão, nem acabar com a divida, nem com as verdadeiras causas da divida. O que acontece é que se não utilizadas com parcimônia e conhecimento de causa, muitas destas soluções podem acabar aumentando suas dívidas. E na hora de aprender a lidar com dívidas temos que procurar os  mais experientes no assunto. E neste caso eles são os americanos, pois ao mesmo tempo, eles conseguem ser os mais ricos e endividados do planeta.

Nos Estados Unidos, todo ano, milhares de pessoas perdem a casa, o carro, as economias e até os bens por causa de dívidas. E como  nos Estados Unidos tem muita gente endividada, tem também muita gente que conseguiu dar a volta por cima. E é com eles que podemos aprender a sair das dívidas de uma vez por todas. É por isto que no artigo de hoje vou falar do Dave Ramsey.

Dave Ramsey começou a vida muito bem, ele se graduou em administração de empresas em 1982 e no ano de 1984,  já gerenciava um patrimônio no valor de 4 milhões de dólares. Mas, a felicidade de Ramsey durou pouco, com as grandes mudanças econômicas que aconteceram nos Estados Unidos no ano de 1986 um dos maiores creditores de Ramsey acabou sendo vendido para uma nova empresa. E esta empresa era muito mais dura e rígida com seus devedores do que sua antecessora.

E  foi esta empresa exigiu que Dave Ramsey fizesse um pagamento de 1.2 milhão de dolares em um período de 90 dias. Ramsey não teve outra opção além de decretar falência e acabou trabalhando como conselheiro de casais na igreja do bairro em que vivia. Mas, o que para muitos seria o final da carreira de Ramsey acabou apenas sendo o início de uma reviravolta em sua carreira.

Dave Ramsey começou a frequentar todo tipo de evento que oferecesse aconselhamento financeiro para consumidores endividados, e com base nas informações que ele adquiriu, ele criou um pacote com sugestões baseados em sua própria experiência e a experiência de outros especialistas em “acabar com dívidas” de forma definitiva como Larry Burkett e Ron Blue, ambos gurus do planejamento financeiro.

Hoje, Ramsey é milionário novamente e ganha a vida ajudando pessoas a sair das dívidas seguindo uma fórmula clara e rígida que dispensa empréstimos e reendividamento. Ele escreveu dois livros bem recebidos, o Financial Peace (Paz econômica – tradução minha) e The Total Money Makeover (Uma mudança financeira radical – tradução minha)

E como não encontrei uma tradução do material do Ramsey em português, organizei abaixo algumas dicas dadas tanto  pelo Ramsey  quanto encontradas em outras fontes, assim como informações que vi em outros cursos e seminários. Para o Ramsey a solução das dívidas é simples. Para isto basta que a pessoa endividada tenha coragem e vontade de mudar os comportamentos que o levaram a se endividar. Veja o que ele diz em seu artigo, The Truth About Debt Reduction (AVerdade Sobre a Solução Das Dívidas) disponivel em seu site daveramsey.com.

“Você está disposto a conseguir outro emprego e trabalhar algumas 80 horas por semana? Se você está em dificuldades financeiras por causa de algo que você fez, você precisa livrar-se da bagunça trabalhando duro. Mas, se você acha que fazer isto é muito difícil, você nunca vai sair da dívida que você trouxe sobre si mesmo.” Então, chegamos a conclusão de que a  única solução é ação inteligente. Confira embaixo algumas dicas.

Como sair das dívidas e limpar o nome de forma simples e prática em 7 dicas

1- Saiba o valor total de suas dívidas – É conhecido pelos estrategistas de guerra, que para se vencer um inimigo a única coisa tão importante quanto conhecer a si mesmo, é conhecer o inimigo em detalhes. Por isto é fundamental que você conheça a extensão de suas dívidas por completo. Saber o quanto deve e para quem deve pode ser muito útil na hora de organizar pagamentos e negociações.

2- Não entre em pânico ou fique triste – Estes dois sentimentos são os seus piores inimigos depois da própria divida. O Pânico só aumenta as suas chances de fazer algo errado e a tristeza, já foi comprovada cientificamente aumenta as suas chances de gastar mais dinheiro do que você tem ou pode gastar. Isto mesmo, pessoas tristes gasta mais. Então manter um bom humor, pode ser uma das estratégias para se derrotar as contas a pagar.

3- Faça uma reserva de dinheiro para emergências – Independente do quanto você esta devendo, faça uma reserva de mil a 3 mil reais para emergências. E não toque nelas até que uma emergência verdadeira apareça. A paz é uma qualidade indispensável na hora de se organizar para pagar as dívidas. E ter uma reserva prudente, pode te auxiliar a lidar com eventos inesperados que possam ocorrer enquanto você se organiza para se ver livre das dívidas.

4- Escolha bem com quem você anda – Seus amigos podem te ajudar a sair do endividamento ou acabar de te afundar na lista dos mal pagadores. E isto, sem nem mesmo querer. Evite andar com pessoas gastadeiras e procure se aproximar e passar tempo com as pessoas mais econômicas que conhece. Você precisa de toda ajuda que pode conseguir. E logo vai perceber que com o tempo gastar dinheiro de forma mais sabia vai se tornar um hábito.

Se suas dívidas tem saído do controle de forma repetitiva e consistente talvez se beneficie de uma visita a grupos de apoio aos devedores como os Devedores Anônimos. Um grupo que funciona nos moldes da terapia em grupo e que oferece informação muito útil para quem gasta sem controle, por meio da troca de experiências entre pessoas que sofrem do mesmo mal, o endividamento compulsivo.

5- Aumente sua fonte de renda – Este é o ponto central para se ver livre de uma vez das contas a pagar. Mesmo que seja por um pequeno período de tempo você precisará aumentar o valor que ganha para saldar os débitos. Alguns aconselham a arrumar um serviço extra ou mesmo aprender uma nova atividade. Esta semana escrevi um artigo com algumas respostas nesta linha. Ele se chama Como ganhar 100 reais por dia. As ideias nele,  são primariamente direcionadas para quem quer sair de uma renda zero, mas podem ser úteis para quem procura uma forma de aumentar seus vencimentos.

6- Crie o Habito de economizar – Para se ver livre das dívidas de uma vez por todas, você precisará mudar. Isto porquê as dívidas não são o problema em si, mas apenas sintomas de hábitos econômicos indesejaveis. Em seu artigo Get Out of Debt with the Debt Snowball Plan (Como sair das dívidas com o plano bola de neve) Dave Ramsey escreve: “A matemática parece inclinar-se mais para pagar as dívidas de juros mais altos primeiro, mas o que eu aprendi é que equilibrar as finanças pessoais é 20% raciocínio lógico e 80% comportamento.” E como para se acabar com capim é preciso arranca-lo pela raiz – para se acabar com a divida é preciso acabar com suas causas. Ou seja os hábitos que nos levaram e levarão a contrair dívidas. Faz algum tempo, escrevi um texto com 7 dicas para quem quer poupar dinheiro para ler clique aqui. Outro artigo que escrevi também foi sobre como se livrar de hábitos ruins, agora para outro blog.

7- Tenha um plano A e B – Não se contente apenas com uma alternativa ou plano de ação. Crie alternativas, planos Bs, Cs e Ds que possam te auxiliar a sair do vermelho. Mas lembre-se de focar a maior parte de suas energias no plano A. Pois, ele deve ser suficiente para solucionar seus problemas financeiros. Estes planos devem incluir tanto formas de se aumentar a renda ou construir uma renda extra como estratégias para diminuir os gastos e economizar com as despesas. Sair das dívidas é como emagrecer, é preciso queimar calorias e consumir menos se desejarmos ter um bom resultado.

No mais, só me resta sugerir algumas horas de estudo por semana sobre como se manter solúvel e com os pagamentos em dia. Leia tudo que encontrar sobre pagamento de dívidas, parcelamento de divida, aumento de renda e como liquidar dívidas. Compre livros sobre finanças e orçamentos domésticos, participes de cursos sobre o tema e assista vídeos que esclareçam mais sobre o assunto. Veja o artigo como realizar seus objetivos em  um ano.

Como você, eu também já estive endividado, nos primeiros anos da faculdade, e quando olhamos apenas para as dívidas, elas podem parecer verdadeiras avalanches. Mas, o segredo é manter a calma e ataca-las com inteligência.

Foque na resolução de suas dívidas- Conheça a programação do curso trabalhe em casa com a Internet.

12 Comentários para: “7 Dicas para você descobrir como sair das dívidas ٩(͡๏̯͡๏)۶

  1. Pingback: Ꙭ Como poupar dinheiro em 7 dicas |

  2. Pingback: Como compartilhar WiFi entre windows7 e um Mac usando um cabo Ethernet |

  3. Olá Fábio!!

    Fantástico seu artigo e diga-se de passagem, chega em boa hora.
    Início de ano sempre se resolve tomar novas atitudes em relação às finanaças e nada melhor do que novas e boas dicas quanto as suas.
    Gostei muito e me auxiliou muito.
    Sucesso sempre, Fábio!!

    Grande abraço!!

    • Fico muito feliz que tenha gostado deste artigo Edi Kalsing. O início do ano é certamente um momento muito especial para mudanças. Melhor ainda, quando vemos que cada dia é um ano novo de alguma forma. Ai temos 365 oportunidades de recomeçar. E agradeça ao Dave, ele que separou boa parte das dicas aqui, só organizei a informação. Por isto, vou buscar escrever mais artigos ligados a experiências de pessoas reais. E espero um dia escrever sobre suas dicas de desenvolvimento pessoal.

      Muito sucesso para você também.

  4. Pingback: Como evitar calotes e viver longe das dívidas |

  5. Gostei de ler esta materia que eu proprio procurei para saber como sair da situacao em que me encontro.
    Eu estou endividado quando saio duma entro noutran e penso que estas dicas posso me livrar mas para isso tenho mesmo que cumprir com essas dicas.Obrigado Fabiano

  6. ola fabio no dia 09*/10/2013 recebi um email deta cidadã rebeca lopes onde a tempos eu vinha procurando emprego na net ea me mandou ate uma reportagem da globo falando como trabalhar em casa ,eu li o link todo e achei que era verdade poque falava que rea so para postar na net ou trabalhar com mala direta então tomei a decisão de pagar o bolrto e receber o curso e eles iria me encinar como trabalhar paguei na loterica no dia09/10 e ate hoje não recebi nen um email tenho o comprovante de pagamento ,eu preciso trabalhar porque estou falida e meu esposo esta desempregado agora procurando resposta entri na internet e encontrei voce dando dando o curso e dicas mais confesso que estou com receio

    • Ola Andrea, sinto por ter caido no golpe da Rebeca. Perder dinheiro é sempre ruium. Maas nosso curso é grátis. faça as aulas e verá como começará a aprender coisas muito boas.

  7. Gostei das dicas, Fabio! O cartão de crédito deve ser usado com cautela, caso contrário pode gerar uma dívida grande e juros, que viram uma bola de neve.

    Gosto de acompanhar também dicas de outros sites de finanças, como o MoneyGuru, que também oferece serviços financeiros e simulações on-line. Recomendo: http://www.moneyguru.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.