Salário atrasado o que fazer?

Salário atrasado, sinônimo de bolso vazio – Mas como proceder?

Salário atrasado o que fazer? Você olha seu saldo bancário e ele está zerado ou negativo. Seu salário sumiu? Não – seu salário nem chegou! Ai você se vê obrigado a recorrer ao cheque especial, empréstimo ou mesmo limite do cartão de crédito – Como proceder?

Salário atrasado – Procure um advogado trabalhista e se possível, um outro emprego

Recentemente tive um pagamento meu atrasado em 30 dias. Senti muita frustração, pois pela primeira vez em dois anos tive que atrasar algumas contas e terei que pagar juros por isto. Não sou empregado, e trabalho para mim mesmo. Mesmo assim, para quem paga em dia, doi na alma receber uma ligação de cobrança por algo que teríamos pago em dia, caso tivéssemos recebido o pagamento de parte significativa de seu salário em dia.

Mesmo assim, no meio de tudo isto, me veio a ideia que milhares de brasileiros têm seus pagamentos atrasados todos os dias. E para muitos deles o salário é a única fonte de renda. E muitos deles não sabem o que fazer. E decidi escrever este artigo para auxiliar outras pessoas que possuem salários atrasados a descobrir como receber seus pagamentos.

Atraso de salário o que fazer de acordo com a lei?

O famoso atraso no pagamento do salário, é fonte de stress e sofrimento para muita gente. Fiz uma busca na Internet e descobri que algumas mudanças na CLT (Consolidação das Leis trabalhistas) indicariam que o profissional poderia considerar atraso no salário como demissão sem justa causa. Isto é, demissão ou o fim do contrato de trabalho por parte da empresa. Mas, vi isto em um artigo datando de 2009 e não sei se ouve alguma mudança de lá para cá.

O artigo 510 da CLT possibilita a cobrança de multa  no valor de um a dois salários mínimos regionais e o artigo 459  §1  da CLT regula que o salário seja pago até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido.  Mas quem recebe a multa do Artigo 510 não é o trabalhador mas  o governo.

De acordo com o site do administradores.com, o empregado que não receber seu salário no dia combinado pode fazer denúncia ao ministério do trabalho e ao seu respectivo sindicato. Os que desejarem desligamento da empresa precisarão apresentar uma carta de demissão, lembre-se de incluir o motivo (no caso, atraso no pagamento). De acordo com o artigo a ação demora em torno de 60 a 90 dias.

Mas se a empresa não pagar  o meu salário?

Caso a empresa não possa pagar seu salário por motivo de falência, a pagamento recai sobre a massa falida, que é a soma dos bens, créditos, e dívidas da empresa. A poucos dias a Massa Falida da Transbrasil foi condenada a pagar multa por atraso de salário e rescisão de contratos. Mas, nestas situações muita gente não recebe tudo que é devido pois os bens da massa falida podem valer menos do que o total das dívidas acumuladas.

Por isto, o bom senso é não ficar sem receber muitos meses. Se os pagamentos estiveram sendo atrasados com frequência, comece a procurar um novo trabalho, ou pense em formas de aumentar a sua renda. Deixar de receber o salário não quer dizer que você não possa encontrar uma fonte de renda extra. Para mais informações leia o nosso artigo como ganhar 100 reais por dia.  Um atraso de alguns dias no salário pode ser desconsiderado, mas, meses de atraso geram prejuízos difíceis de calcular e além do salário você pode requerer indenização pelos danos, isto é cartas de cobrança e ligações. Na dúvida, procure um bom advogado trabalhista.

Fabio Santos

Fábio gosta de comunicação e direito, é apaixonado por Interatividade, empreendedorismo e tecnologia. Criou o curso em vídeo com 10 aulas, que ensina as pessoas a usar a internet para gerar renda de forma simples e prática. O nome do curso é Como Trabalhar de Casa com a Internet.

Fabio Santos

Sobre: Fabio Santos

Fábio gosta de comunicação e direito, é apaixonado por Interatividade, empreendedorismo e tecnologia. Criou o curso em vídeo com 10 aulas, que ensina as pessoas a usar a internet para gerar renda de forma simples e prática. O nome do curso é Como Trabalhar de Casa com a Internet.

4 Comentários para: “Salário atrasado o que fazer?

  1. Pingback: Como compartilhar WiFi entre windows7 e um Mac usando um cabo Ethernet |

  2. Bom dia,

    Empresa Coca-cola FEMSA em Jundiaí, SP, não tem nada nenhum meu trabalho controle de documento e arquivo informática nada, ele só garrafa pegar na caixa coloca por dentro leva a sala de amostra e estoque outros documento de data validades da garrafa só isso, mas eu não quero.
    Dezembro 2013 meu salário mensal vai pouco 45,72 reais roubando atraso e falta!! Eu fui demissão aviso prévio outros empresa melhor em São Paulo eu gosto de trabalham controle de documento e arquivo informática, scanner, fotocopiadora, Xerox, impressora imprimi tudo isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>