Enem 2013 ainda não tem data definida, mas cronograma deve ser o mesmo que 2012

Enem 2013 Notícias
Notícias, Novidades e Mais Informações sobre o Enem 2013

TextoG.Produções
Estudantes de todo país já se preparam para o exame

O ano de 2013 começou e milhares de estudantes do ensino médio ou que desejam ingressar na universidade em 2014 já se preparam para o vestibular e o Enem 2013. Para aqueles que esperavam que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tivesse duas edições em 2013 já pode mudar seus planos.

Em 2012 o ex-ministro Fernando Haddad e a presidente Dilma haviam anunciado e garantido que seriam duas edições da prova do Enem 2013. Porém o atual ministro da Educação Aloísio Mercadante, já afirmou este ano que é contra realizar duas provas do Enem por ano. Justificou dizendo que custa muito caro cada rodada, e que uma edição por ano é suficiente para atender aos alunos que vão concluir o Ensino Médio e também os que já concluíram e querem tentar novamente para melhorar a nota (A última edição do Enem custou R$ 271 milhões aos cofres do governo). A esperança de muitos alunos era de que houvesse uma edição em abril/maio e outra em outubro/novembro.

>> Confira quais firam as dicas de redação para o Enem 2012

 

Inscrição e programação Enem 2013

O MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) devem anunciar em breve as primeiras informações sobre o Enem 2013, entre elas a inscrição. Os procedimentos para inscrição permanecem os mesmos e o cronograma, como data de provas, resultados devem ser parecidos com os dos anos anteriores.

Apostila preparatória para a prova de redação e português do Enem 2013
Coleção de apostila preparatórias para a prova do Enem 2013

A previsão é de que a inscrição para o Enem 2013 seja feita entre o final de maio e junho. Essa inscrição pode ser feita através do site oficial do exame Inep Enem  www.inep.gov.br/enem. O cadastro pede informações como dados pessoais e familiares. No ato também se escolhe o local da realização da prova, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), se pretende utilizar o seu desempenho para concluir o ensino médio e se necessita de atendimento especial.

Estas informações aparecem posteriormente no Cartão de Confirmação de Inscrição do estudante, entregue pelos Correios dias antes da prova. As provas devem ser aplicadas entre outubro e novembro de 2013, com Enem resultado 2013 em dezembro. A partir de janeiro de 2014 os estudantes poderão utilizar a nota do Enem 2013 para concorrer às vagas do Sisu e também do Prouni.

Utilização do Enem 2013 em vestibulares e concursos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. Em 2009 passou a ser utilizado também como auxiliar no ingresso dos estudantes no ensino superior. Por exemplo, quem prestou o Enem 2012, pode concorrer a vagas no Prouni 2013 e usar seu desempenho para tentar vagas nas Universidades Públicas. A prova do Enem é realizada em  dois dias, nos quais os candidatos respondem  a questões objetivas e escrevem a famosa  redação do Enen, está última é de extrema importância para nota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.