Coaching e mentoring – o que são, qual a diferença e para que servem?

Análise de Comportamento
O Coaching aliado a uma boa análise de comportamento pode ser uma ótima ferramenta na mão de profissionais de carreiras diversas

Com a crescente competição no mercado de trabalho, a demanda para se tornar cada vez mais produtivo e mais eficiente cresce exponencialmente sobre quase todas as carreiras profissionais. Com isto, profissionais e empreendedores de todas as áreas estão  a procura de ajuda específica e especializada para resolver problemas de produtividade, foco e crescimento profissional. O objetivo de muitos destes profissionais é aumentar a produtividade, e com isto as chances de sucesso, promoções e auto-realização. Nesta hora, duas alternativas se destacam, o coaching e o mentoring.

Coaching e mentoring

Mas embora o coaching e o mentoring sejam com frequência mencionados como sinônimos, eles não são. Eles têm significado bem diferente entre si.  Podemos dizer que a diferença principal entre eles é quem enquanto o coaching funciona com um prazo e objetivo específico para se alcançado e para isto faz uso de técnicas e estratégias usadas de forma estruturada, com o objetivo de acelerar resultados em um aspecto específico da atividade de um profissional. Exemplos disto são  o coaching financeiro, que busca, em um mesmo processo, identificar os hábitos financeiros de um profissional, determinar metas e aplicar as mudanças nos hábitos para alcanças as metas escolhidas e coaching profissional ou executivo;

Já o mentoring não tem como objetivo principal a aceleração do processo de desenvolvimento e sim o desenvolvimento de capacidades do profissional ao longo do tempo. É  por isto que o mentoring  pode ser um processo mais prolongado do que o coaching, pois, demora o tempo que for necessário para profissional adquirir as habilidades mais genéricas que ele pretende alcançar dentro de sua carreira.

Outra diferença básica entre coaching e mentoring, é que como o coaching foca mais em resultados, acaba sendo um pouco mais “formal”. Isto é , enquanto existe um profissional de coaching, o coach; não existe um profissional de mentoring.  Além disto, no coaching as sessões são agendadas, e o processo tem início, meio e fim, muitas vezes é assinado até um contrato. Enquanto isto, o mentoring é feito geralmente com um profissional mais experiente e mais maduro dentro da própria área de atuação ou dentro da própria empresa do profissional, sempre de forma mais esporádica.

Aqui no Nuvendigital nós sempre contamos com a colaboração de um Coach profissional, o Adam Nockel membro da Sociedade Brasileira de Coaching. Faz algum tempo ele escreveu um artigo aqui Sobre Coaching e Análise de Comportamento . Você encontra mais informações sobre o trabalho de coaching, coaching financeito e coaching de carreira no site dele WNcoach.com.

7 Comentários para: “Coaching e mentoring – o que são, qual a diferença e para que servem?

  1. Pingback: Como encontrar um bom Personal Coach |

  2. Pingback: Significado de Coaching e Coaching Executivo |

  3. Pingback: Como funciona a roda da vida no coaching |

  4. Pingback: Sucesso, coaching e autoconhecimento |

  5. Pingback: Os benefícios do coaching para a vida pessoal e profissional |

  6. Pingback: Coaching empresarial o que é e para o que serve? |

  7. Pingback: Negócios negócios, amigos à parte - será mesmo? |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.