Como criar um curso online

A cada dia que passa, a internet se torna um meio de comunicação e comércio mais popular entre os consumidores. Produtos e serviços que nós antigamente encontrávamos apenas em shopping centers ou lojas específicas, hoje podem ser adquiridos facilmente via rede mundial de computadores.

Um desses produtos que pode ser facilmente encontrado hoje em dia na internet são os cursos online. Existem cursos profissionalizantes, curso de especialização e até mesmo cursos superiores inteiros disponíveis através da internet. Mas, como você pode criar seu próprio curso online e disponibilizar material na internet. Abaixo separei 5 dicas que serviram para mim quando criei o curso como trabalhar de casa com a Internet, e podem servir para você também.

  1. Decida que você quer ensinar a seus alunos e descubra se existe um público para este assunto específico. Isto pode ser uma habilidade, um conceito ou mesmo uma técnica. Existem mecanismos de busca e ferramentas de palavras-chaves que podem ser muito úteis nestas horas – Veja a aula número 2 do Curso como Trabalhar de casa com a Internet para entender mais sobre palavras-chaves.
  2. Faça amizades com pessoas que já criaram cursos online e com quem você pode aprender, encontrar soluções para situações você venha a encontrar no caminho e compartilhar experiências.
  3. Escolha uma boa plataforma e o formato para disponibilizar seu curso online, esta plataforma pode ser um blog como os da plataforma WordPress, uma loja virtual, ou mesmo plataformas específicas para cursos online como o Quicklessons. Leia mais sobre isto no  Osabetudo. Já o formato do curso online pode ser  bem diverso. Você pode apostar em um curso em e-book, áudio, vídeo, ou mesmo uma combinação de todos estes formatos.
  4. Descubra que habilidades você precisará adquirir antes de criar seu curso online e invista o tempo e recursos necessários para adquiri-las. Estas podem ser a habilidade  práticas, como ser capaz de preparar aulas, falar em público ou mesmo contratar outras pessoas para fazer isto para você. Estas habilidades serão fundamentais para criar o conteúdo ou material que você pretende disponibilizar no curso.
  5. Começe trabalhar no seu curso online desde já, produza material, planos, programas, storyboards ou mesmo slides para colocar as ideias no papel, assim você garante maior chance de sucesso no seu projeto de curso online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.