Como uma boa comunicação pode salvar sua empresa

Uma boa comunicação é a alma do negócio. Em pleno século XXI tantas são as demandas financeiras, econômicas, sociais e ambientais sobre as grandes empresas corporações e entidades, que já não basta apenas comunicar bem: e preciso alcançar resultados cada vez melhores em tempo recorde com cada mensagem.

>> Veja todos os nossos artigos sobre comunicação

 

Foi-se, o tempo que uma boa comunicação era representada por aquele velho diagrama representando ou emissor, receptor, mensagem, linguagem, informação, formato etc. Hoje em dia, o resultado esperado da boa comunicação é sempre um só: bom resultado. E isto é importante seja em uma planta de montagem de eletrônicos na zona franca de Manaus, em um escritório de uma multinacional em São Paulo ou mesmo em uma pequena empresa familiar.

Comunicação digital

Atualmente, vivemos em uma época que a boa comunicação dentro de muitas empresas tem mais impacto sobre o lucro do que a própria produção de bens e serviços. Assim, elementos como comunicação social, a comunicação interna e comunicação visual deixaram de ser elementos secundários para se tornar elementos primários no desenvolvimento de qualquer projeto. Não basta apenas fazer, é preciso comunicar o que estás fazendo.

Revolução nos meios de comunicação tem tornados a tarefa tanto mais agradável quanto desafiadora. Nunca antes na história humana, se viu tantas formas de se alcançar esse transmitir uma mensagem para um grande número de pessoas como hoje. A comunicação digital transpôs barreiras culturais e temporais. O que a TV demorou 70 anos para alcançar, a internet alcançou em 20 anos. E atualmente a convergência de mídias já não nos deixa saber onde acaba um meio de comunicação e começa outro. Podemos acessar a internet pela tv, smartphone ou mesmo tocador de mp3. São tabletes, smartphones, computadores pessoais e inumeros outros gadgets tecnológicos que nos permitem acesso à informação e se tornaram a principal forma como nos comunicarmos todos os dias.

E a comunicação interna?

Mas, voltando a nossa pergunta: como uma boa comunicação pode salvar qualquer empresa? O segredo aqui é ver as empresas como times em um grande campeonato de futebol. Neste sistema, a boa comunicação é a passagem de bola. E como em um campeonato, qualquer time pode participar, mas apenas um irá ganhar. Na disputa entre empresas qualquer uma pode fazer bons negócios, mas só as melhores em comunicação interna e externa podem fazer bons negócios sempre. É por isto que, o grande desafio das empresas e empreendedores é transformar seus objetivos em mensagens e fazer com que está mensagem seja entendida e realizada por todos os membros de sua organização ou empresa.

Para saber mais sobre como um bom sistema de comunicação interna pode ser importantíssimo para o desenvolvimento de bons negócios não deixe de ler os nossos artigos sobre endomarketing e comunicação interna nas empresas.

 

  1. Endomarketing o que é e para o que serve
  2. Como implementar o marketing do endomarketing
  3. Endomarketing : os 4 problemas principais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.