Sucesso, coaching e autoconhecimento

coaching pode ser uma solução produtiva

Toda pessoa chega em um momento da vida em que se deparar com situações no mínimo complexas, e até mesmo difíceis de se resolver. Nesses momentos, um bom nível de auto conhecimento pode ser muito útil na hora de propor soluções efetivas para situações concretas e gerenciar a vida. Testes de autoconhecimento e exercícios são algo como dentro do processo de coaching. Mas, como estes dois elementos se combinam para produzir soluções efetivas na vida de um cliente ou cochee?

O que é autoconhecimento?

Antes de tudo, precisamos entender o que é Autoconhecimento e autoconhecimento profissional, Já que ele é um dos elementos mais importante dentro do processo de auto estima e auto confiança. Todos nós temos uma espécie de autoconhecimento, já que oi autoconhecimento é meio pelo qual nós chegamos a conhecer uma boa parte de a nós mesmos.

Sem um bom nível de auto conhecimento, corremos o risco de nos deixar enganar por estereótipos, falsas impressões e preconceito e assim adquirir uma visão míope e até deturpada de nós mesmos. Dentro das várias áreas do coaching, um bom processo de auto conhecimento ajuda na organizar o processo de descoberta de quem nós somos, o que nós gostaríamos de ser e como nós podemos chegar lá.

Para saber mais sobre a diferença entre coaching e outros processos de crescimento pessoal, leia o nosso artigo sobre coaching e mentoring clicando aqui.

Coaching e auto conhecimento na prática

Mas, ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, um profissional coach não tem obrigação de resolver os nossos problemas. Ele é simplesmente um facilitador, apontando caminhos e alternativas disponíveis para que nós mesmos possamos usar o nosso potencial de forma mais efetiva.

E Isto é muito útil porque durante todo o dia somos bombardeados por sugestões e informações que muitas vezes são improdutivas para nosso crescimento pessoal, profissional e emocianal. É nesta hora, que ter alguém que nos ajude a visualizar onde nós estamos e para onde nós estamos indo pode fazer toda a diferença. Como um painel retrovisor de um Automóvel ajuda o motorista a se comportar melhor no trânsito. A ideia do coaching então é nos ajudar a nos organizar de forma mais fácil.

Dentro do coaching processo de auto conhecimento é fundamental para fazer o alinhamento de dois elementos centrais da atuação humana. Eles são a razão e emoção. Isto porque, a combinação desse dois elementos se reflete em todas as áreas da atuação humana, econômica, financeira profissional, emotiva, relacional. E uma falta de balanço neles pode acarretar problemas nestas áreas.Veja abaixo um vídeo explicativo do coaching em prática.

 

Onde encontrar mais informações sobre coaching e autoconhecimento

A internet está cheia de informações sobre coaching e autoconhecimento. Mas, para quem quer saber um pouco mais sobrasse um bom exemplo começar pela roda da vida. Esta é uma ferramenta muito ultilizada pelos coaches na hora de fazer autoavaliações nos clientes ou cochees. Ela poderia ser chamada de um ” teste de autoconhecimento” e contém perguntas para autoconhecimento e facilita no processo.

Para obter mais informações sobre o assunto, você pode ler um artigo que escrevemos sobre a rodada vida aqui nosso site recentemente clicando aqui. Outra alternativa, para os mais curiosos é entrar em contato direto com profissional de coaching, Nossa dica é o site da wncoaching, que smepre colabora conosco na produção de material. Lá você encontra mais informações sobre o que é coaching, como ele funciona e pode tirar dúvidas sobre outros aspectos como onde encontrar cursos de autoconhecimento etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.