Coaching e Gerenciamento Eficiente – Como Fazer?

Gerenciamento de projetos, gestão de projetos, ou ainda administração de projetos é a aplicação de conhecimentos,
Gerenciamento de projetos e coaching podem ser combinados para gerar bons resultados

Perceber a conexão entre coaching e um gerenciamento eficiente é de uma certa forma muito simples. O profissional coach auxilia pessoas e profissionais  a gerenciar seus recursos, talentos e habilidades de forma mais eficiente para gerar resultados precisos. Ele já vem sendo muito utilizado no trabalho de outplacement mas o potencial para utilização do coach pode ir muito além da recolocação profissional.

Seja na área de gerenciamento de projetos, gerenciamento de riscos ou mesmo gerenciamento de tempo, o profissional coach já é muito mais presente e aceito como um profissional auxiliar ou de apoio. Isto aconteça seja pelo fato de profissões que envolvem gerenciamento serem baseadas na entrega de resultados, o gerenciador sempre tem um prazo e um resultado a entregar, isto facilita a aceitação do coach executivo, já que toda ajuda é bem-vinda como um profissional auxiliar.

Gerenciamento de projetos e coaching executivo – uma parceria perfeita

Um bom gerenciador de projetos assim como qualquer gerenciador acaba sendo com frequência colocado em posição de alta demanda. Isto porque, o gerenciamento, seja ele de qualquer tipo, é uma atividade de alta pressão profissional. Em geral, um bom gerenciador precisa gerenciar recursos, coordenar pessoas e profissionais de forma eficiente e harmônica, além de entregar resultados tangíveis e satisfatórios, para acionistas, proprietários e  até mesmo o público em geral.

É por isto que para um gerenciador, dependendo das demandas de sua área de atuação, elementos como estresse, problemas de relacionamento pessoal e no trabalho e até mesmo de motivação podem prejudicar muito os resultados perseguidos. E é justamente neste momento, em que o profissional coach pode auxiliar um gerente alcançar os melhores resultados possíveis.

Como vimos em outros artigos desta série  – clique aqui para ler – existem vários tipos de treinamento coaching como o coaching executivo, o coaching financeiro, o coaching profissional. Além disto vimos que o coach diferente de outros profissionais não oferece respostas, mas ajuda a encontra-las, com o uso de tecnicas e estratégias testadas em todo o mundo. Por isto, quando o objetivo é vencer desafios em um período limitado de tempo, seja na área de gerenciamento de pessoas, gerenciamento de redes, gerenciamento de informação ou mesmo de incidentes, um profissional coach pode ser muito útil.

Outras alternativas para gerenciadores de projetos além do coaching

Gerenciadores também podem se beneficiar do processo de mentoring. Para aprender mais sobre processo de mentoring leia um artigo que nós escrevemos sobre a diferença entre coaching mentoring clicando aqui. Neste artigo, você descobrirá a diferença entre um mentor e um coach e como encontrar boas opções nas duas áreas e muito mais. Mas, mesmo assim, podemos adiantar que  enquanto o processo de coaching e ordenado por você profissional coach, o processo de mentoring necessariamente pode ser organizado por outro profissional de gerenciamento mais experiente nessa área. Os dois tem útilidades e funcionalidades relacionadas mas diferentes.

Para ler a opinião de um coach, veja o artigo escrito por um coach aqui em nosso blog sobre análise de comportamento e coaching clicando aqui. 

Um Comentário para: “Coaching e Gerenciamento Eficiente – Como Fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.