Mercado de trabalho, modalidades de trabalho à distância e capital social.

No artigo anterior desta série, – ler aqui – nós falamos um pouco sobre a importância de se estar atento às mudanças no mercado de trabalho. Já neste segundo artigo, nos falaremos um pouco sobre duas mudanças no perfil do profissional desejado dentro do mercado de trabalho. Estas mudanças são: a demanda por profissionais com a capacidade de trabalhar remotamente, ou de casa; e a depanda por profissionais capazes de gerir ou criar redes, isto é que tenham o  famoso capital social.

Estes dois elementos  se tornaram fundamentais devido ao fato das empresas e mercado terem percebido a necessidade de  ter acesso  a profissionais cada vez mais competentes. Como avanço da tecnologia moderna, a diferença entre a produtividade das empresas diminuiu bastante. O diferencial hoje está no capital humano, ou seja, na criatividade, produtividade e conexões.

Assim o mercado de trabalho hoje reflete esta necessidade por cada vez um melhor capital humano.  Já que a diferença não está mais na capital material máquinas, computadores e programas. Como é um o humano que cada vez faz a maior diferença dentro da empresa torna-se necessário perceber e contratar os humanos cada vez capazes de fazer diferenças maiores dentro das empresas e projetos em que se encontram.

Trabalhar de casa pode ser o diferencial no mercado de trabalho

Um destes atributos desejáveis em novos profissionais é a capacidade de  ser capaz de trabalhar de casa. Esta atividade pode até parecer simples a primeira vista, mas ela inclui saber gerenciar a si mesmo, sem a presença de um chefe, e também saber gerenciar tecnologias ou utensílios criados para trabalho em casa. Ser capaz de executar este tipo de trabalho pode ser um diferencial quando empresa precisa de profissionais capazes de diminuir o tempo perdido no trânsito de uma forma mais produtiva e a partir de casa.

 

Para saber mais como trabalhar de casa usando um computador veja as aulas do nosso curso sobre como trabalhar de casa com a Internet clicando aqui. 

Invista no seu capital social e saia na frente no mercado de trabalho

Já  quando falamos em capital social não estamos falando de dinheiro mas sim de contatos. O capital social não se confunde com a ideia econômica de capital social.  Para o novo mercado de trabalho, capital social é a capacidade que alguém tem que tirar proveito econômico de suas conexões ou seja redes de conhecidos, amigos ou contatos. Isto quer dizer que hoje em dia não é só bom ter conhecidos mas também saber como atrair desconhecidos de forma produtiva.

Talvez  agora você pense que  um empregador não tem o direito de esperar que  você escolha ou desescolha certas pessoas em sua lista de contatos, já que isto  não teria nada a ver com sua vida profissional.  E até alguns anos atras,  esta era a verdade. Mas, hoje as empresas podem escolher entre os profissionais que elas contratam. Assim elas decidem contrata aqueles que tem os contatos mais produtivas e são capaz de fazer mais do que se espera deles.

Em breve nós estaremos escrevendo aqui um pouco mais sobre como criar conexões produtivas. Para se manter informado entre para nossa lista de e-mail preenchendo formular verde localizado na barra lateral direita do site. Para mais informações ou esclarecer dúvidas deixar um comentário que nós entraremos em contato.

Um Comentário para: “Mercado de trabalho, modalidades de trabalho à distância e capital social.

  1. Pingback: Como se destacar no mercado de trabalho |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.