Como se proteger de fracassos e fraudes no marketing multinível

Promessas de dinheiro fácil aparecem aos montes na internet. Empresas que oferecem um bom rendimento apenas trabalhando poucas horas por dia, de casa,  ganhando mais tendo mais tempo para a família. Algumas páginas que incluem até o depoimento de muitas pessoas dizendo que conseguiram vencer na vida e ganhar muito dinheiro com um trabalho fácil, etc. Basta navegar um pouco pela internet para que nos deparemos com este tipo de anúncio.

Mas o grande problema é que na maioria dos casos estas empresas acabam sendo, na verdade, um grande golpe.

Grande parte delas atua no segmento chamado de Marketing Multi Nível, o que muitos especialistas acreditam que é uma definição brecha para fugir do rótulo de pirâmides, que é proibido no Brasil. Por isto preparamos este artigo para que você possa entender um pouco mais sobre os escândalos do MMN e se proteger quando for conhecer novas empresas.

 Entenda um pouco mais sobre como as Empresas de vendas diretas funcionam:

 O conceito de vendas Diretas e Marketing Multinível

O Marketing Multi Nível basicamente é um meio de divulgação de um negócio onde as pessoas são recompensadas por recrutar outras pessoas e divulgar produtos ou serviços. O esquema não pode ser considerado ilegal, pois é uma tática de marketing válida e pode ser implementada com sucesso.  E com o avanço da internet, trata-se de uma forma comum de se fazer este tipo de divulgação digital, contando com cada vez mais pessoas trabalhando no negócio.

Mas para ser uma empresa legal ela precisa ter um produto que possa ser vendido. Ou seja, as pessoas precisam divulgar o serviço, e não apenas recrutar outras pessoas que tenham como objeto de venda apenas a entrada no serviço de mais pessoas. Isto sim caracteriza como um esquema de pirâmide. O problema é que muitas empresas tipo pirâmide, acabam inventando produtos e serviços apenas como desculpa para o negócio e para escaparem da lei.

>> Para entender mais sobre o funcionamento de sistemas Pirâmides e de MMN veja o nosso artigo explicativo.

 

Algumas fraudes e rumores de fraudes recentes

O caso da Mr. Colibri é um exemplo deste tipo de negócio. A Empresa está sendo investigada pelo Ministério Público no Brasil e prometia vender propagandas. Era pedido um investimento inicial para a pessoa que era recompensada por assistir as propagandas veiculadas na Internet. O grande problema do sistema era que o investidor não recebia em dinheiro, e sim em uma moeda própria e virtual. Para transformar a moeda em dinheiro era necessário vender a moeda para outros associados. No final do dia, era como se estivessem trocando dinheiro entre si. No entanto, o que aconteceria se ninguém desejasse trocar os créditos?

Recentemente o caso da Telex Free também chamou a atenção por apresentar um modelo, que muitos acham ser parecido ao da Mr. Colibri. Apesar de a Empresa Telex Free afirmar vender propagandas e serviço de VOIP, Para muitos, o principal negócio é o recebimento dos valores de investimento das pessoas que estão buscando por dinheiro fácil. A discussão sobre se o negócio da Telex Free é viável ou não ainda continua.

Outro exemplo problemático foi o da OMNI International  que chegou a ser condenada a devolver o investimento de afiliados junto com o pagamento de idenização. O caso foi noticiado na TV e ganhou repercussão nacional.

Como se proteger dos esquemas?

O aviso mais simples é : Se apenas existirem relatos positivos, alguma coisa não está clara. Portanto, antes de entrar em qualquer empresa e investir dinheiro, a dica é pesquisar bastante sobre a empresa e escutar os relatos positivos e negátivos. Estudar como funciona o Marketing multinível e como aumentar suas chances de sucesso. Imagine que muitas pessoas investiram mais de R$ 4.000,00 reais em algumas destas empresas enquanto que não investiram nada em treinamento pessoal. Não basta apenas ter dinheiro, é preciso saber investi-lo para alcançar o sucesso.  Hoje em dia você pode criar um treinamento completo na área de vendas on-line, marketing multinível  e investimento com menos de R$ 200,00. Abaixo você encontra alguns cursos e materiais que podem ser úteis para o seu crescimento.

(Curso) Técnicas de Vendas

Ensinar ao aluno técnicas de persuasão, permitindo um aprimoramento de sua postura profissional e qualidades de negociação. Visite a página de vendas aqui.

(Livro digital )Atendimento & Vendas

Saiba como ser tornar um criador de clientes e não somente um vendedor. Visite a página de vendas aqui

(Livro digital)Rumo Ao Sucesso

Basicamente são três fatores que determinam o sucesso de um empreendedor de marketing multinível:
1. Ele saber usar Estratégias de Relacionamento que dão resultados.
2. Ele saber Filtrar os que estão realmente interessados dos que estão apenas curiosos.
3. Ele saber usar Táticas de Recrutamento eficientes e não convencionais.
E é sobre isso que trata este livro. Visitar página de vendas clicando aqui.

Estes livros vão te proteger dos esquemas? Não, um livro não protege ninguém, é o conhecimento adquirido que pode ser útil na hora de tomar decisões.  Poderia indicar muitos outros materiais, mas por hoje ficamos com estes. Quem desejar mais informações podem deixar um comentário no formulário abaixo, ou enviar um email para fabiobatista@nuvendigital.com.

Um Comentário para: “Como se proteger de fracassos e fraudes no marketing multinível

  1. Pingback: NNEX que empresa é esta? Fraude ou Oportunidade? |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.