Como o fuxico vem ganhando as ruas do Brasil

Curso de fuxico
A popularidade do fuxico tem crescido tanto que até mesmo cursos especializados no assunto tem aparecido. Clique na imagem do curso para conhecer mais sobre ele ou visite o link http://bit.ly/XYCfGO

Quem nunca teve a oportunidade de  conhecer uma almofada de fuxico, ou mesmo  viu uma colcha feita de fuxico em alguma casa? As peças de fuxico tradicionais da cultura brasileira  já ganharam tanto as lojas de ultilidades para o lar quanto as passarelas dos grandes desfiles de moda do Brasil e do mundo.

O fuxico é o resultado de uma arte ou  técnica  de artesanato bastante antiga que remonta há mais de 150 anos e vem cada vez mais conquistando adeptas e espaço no universo da moda. Vários estilistas como por exemplo Carlos Miele, Jean Paul Gaultier e o mineiro Renato Loureiro utilizam muito este tipo de trabalho artesanal para as suas coleções.

Pode se ter certeza de que o artesanato do fuxico é uma esfera da cultura popular que é a cada dia vem sendo melhor desenvolvida e preservada no Brasil. E muitos de seus produtos derivados causam verdadeiro furor  tanto para os próprios brasileiros como para os turistas que visitam o país e levam peças de fuxico. E ainda, o mais incrível dentro de tudo isto é que os artesãos normalmente mantêm intactas as natureza desta arte, e os princípios que vem  desenvolvendo desde a sua origem.

O que distingue uma forma de artesanato de fuxico da outra, são as várias diversificações oferecidas e novos padrões conferindo para cada uma delas com seus detalhes específicas, e o fuxico é um dos ramos artesanais mais bem sucedidos no Brasil começando a transpor todas as fronteiras com a ajuda do trabalho dos estilistas .

A técnica é composta da união de várias e pequenas trouxas de tecido, estas que são entretecidas, construindo assim flores coloridas, estas que conectadas juntas, dão um visual muito bonito e diferente para confecções, bolsas, tapetes, entre vários outros itens.

Artesanato com fuxico

Na elaboração do trabalho de fuxico são utilizados materiais como retalhos, agulhas, linhas e ainda um molde de formato redondo, tudo isto dá belíssimos resultados podendo se criar almofadas de fuxico, colares de fuxico, lembrancinhas de fuxico, fuxicos artesanato, artesanato em fuxico, artesanato com fuxico, colchas de fuxico, colcha de fuxico, chaveiro de fuxico e até mesmo flores de fuxico.

Existem inclusive no mercado vários tipos de curso de fuxico com técnicas diferenciadas de montagem e criação dos modelos, onde você poderá aprender tudo sobre fuxico, podendo fazer uma arte em fuxico diferenciada, como por exemplo o grande xodó de todas as artesãs, as cortinas de fuxico.

Já o tecido para criar os fuxicos são fáceis para se encontrar e utilizar, basta você utilizar restos de tecidos que você certamente tem na sua casa, que poderá conseguir trabalhar tranquilamente criando e produzindo modelos muito bonitos com esta técnica histórica do fuxico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.