Grátis não existe

sustentabilidade
Estudamos o sol a séculos e hoje sabemos que a até a estrela pagará a sua conta. Grátis não existe. Sol visto pela Nasa em comprimentos de ondas diferentes.

Pode parecer até estranho a primeira vista. Mas, você sabia que não existe nada grátis? E nem adianta negar, pois isto já foi até provado tanto pela ciência – entropia – quanto pela sabedoria popular, quem de nós nunca ouviu a frase: não existe lanche grátis.

Mas por que grátis não existe?

Grátis não existe pelo simples fato de que tudo no universo consome energia só para existir. Absolutamente tudo. E isto serve para as estrelas, planetas, galáxias inteiras e até mesmo um simples átomo de hidrogênio. Nada vem grátis. E é por isto que os cientistas predizem o fim do sol, nossa estrela maus próxima.

O fim do SOL

O sol é formado em sua quase que totalidade de hidrogênio. Mas para produzir calor, hidrogênio e transformado em outro elemento, o Hélio, bem no interior do sol. E um dia, todo o hidrogênio no Interior do sol se consumira, o que causará a morte do sol como conhecemos e o nascimento de uma nova estrela conhecida como gigante vermelha. A má noticia dentro desta reviravolta na carreira solar e que na transformação nosso planeta, a boa e velha Terra, a corre grandes riscos de ser transformado em uma grande bola de carvão efervescente.

Isto quer dizer que nem seu banho de sol na praia é grátis. Seu banho custará a vida de uma estrela. Pelo simples fato de emitir calor, o sol esta avançando do para sua própria morte.

Mas o que isto tem a ver com o tal lanche grátis?

O ponto aqui é que se nem o sol escapa de pagar as contas, como nos podemos achar que existe alguma coisa grátis em nossa volta? Na verdade o que existe é a ilusão de gratuidade. Lembre-se que nem tudo é pago com dinheiro. O sol paga sua conta com energia, e as vezes nós pagamos as nossas com outras coisas. Algumas vezes é com tempo, informação ou mesmo trabalho. Coisas que as vezes valem mais do que dinheiro.

O que acontece é que se nos separarmos o pagamento para um futuro bem distante, acabamos com a impressão de que estamos conseguindo algo grátis. Um exemplo disto é quando vamos ao supermercado e encontramos amostras grátis de um produto. Aí ficamos todos felizes acreditando que e amostra grátis. Mas isto não e verdade. Talvez outras pessoas paguem o custo, mas não é grátis. Pois nós um dia pagaremos por elas. Na maioria das vezes nos mesmos pagamos, pois o preço é embutido no produto ou mesmo em outros produzidos pela mesma empresa.

Para você ter uma ideia do poder da lei de que não existe lanche grátis é que até respirar custa. Toda vez que você absorve oxigênio paga a conta com gás carbônico. Se não pagar, morre asfixiado.

Então o que fazer se não existe lanche grátis?

A ideia então é continuar aproveitando as coisas grátis, mas com responsabilidade. Outro nome dado a máxima não existe lanche grátis é sustentabilidade. Pensar em sustentabilidade é pensar em utilizar o que temos de graça, recursos, energias, e até mesmo ideias de forma consciente, sempre nos tornando conscientes de que de uma forma ou de outra, nós sempre pagamos por elas. Então que tal economizar no grátis e pensar um pouco mais em sustentabilidade? Pois se até o sol, uma estrela de quinta grandeza paga a conta quem somos nós para achar que vamos sair sem pagar.

E como nem este texto é grátis, que tal pagar sua leitura deixando um comentário sobre o que achou do assunto? O comentário é Grátis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.