Como procrastinar menos e fazer mais?

significado de procrastinar
Procrastinar pode ser um desafio, mas como vencer a procrastinação? Imagem por Sean Hickin Flickr creative commons atribution

Para muitas pessoas, alguns projetos e atividades são verdadeiros sinônimos de procrastinação. Mas, para quem tem objetivos traçados na vida, procrastinar ou não procrastinar não é a questão. E se você quer fazer mais coisas na vida e passar para o próximo nível em seus projetos, trabalho ou mesmo vida pessoas, grandes são as chances de você está tentando vencer a procrastinação.

Mas por quê vencer a procrastinação?

A resposta a esta pergunta é bem simples : a procrastinação é sua inimiga. Procrastinar não te deixa ser o que você pode ser, isto quer dizer que a procrastinação te impede de ser a melhor versão de si mesmo. Procrastinar é como usar windows 95 em 2013. Quem não gosta de começar um novo projeto ou atividade e acabar ele em dia? Os primeiros passos são sempre cheios de entusiasmo e energia. Mas chega um dia e tudo parece ficar um pouco difícil de continuar e a opção mais fácil é procrastinar e não acabar o projeto, plano ou trabalho em questão.

Procrastinar é um hábito

Procrastinar é um hábito. Nós aprendemos e nos acostumamos a ele. Mas como todo hábito a procrastinação pode ser vencida de uma forma simples: por se criar o hábito de não procrastinar. É verdade que isto é muito mais fácil de escrever do que fazer. Mas, vencer a procrastinação é possível e vale a pena.

  1. Para procrastinar menos, seja honesto consigo mesmo quando estiver procrastinando;
  2. leve as mãos a obra nem que seja por 15 minutos de cada vez;
  3. Acabe com as distrações no ambiente sempre que possível;
  4. Divida atividades complexas em partes menores e mais fáceis de completar;
  5. Conte com ajuda e tenha alguém com quem conversar sobre o assunto – um profissional de coaching pode ser útil.

Se tiver dúvidas sobre o que é um profissional de coaching ou o que um bom coach pode fazer por você leia o nosso artigo explicativo sobre coaching aqui.

E deixar de procrastinar é como ir a academia e iniciar um treinamento físico. É preciso ir com calma, inicialmente você se exercita com pesos leves e fáceis de levantar. Mas com o passar do tempo a tendência é que tudo fique tão fácil que você consiga levantar pesos maiores e sua agilidade física aumente. Assim é com a procrastinação comece determinado a acabar projetos simples e fáceis, quando tiver criado o hábito ele se espalhará para outras áreas da sua vida.

Uma forma de começar a vencer a procrastinação é por aprender a organizar melhor o seu tempo. Para ver dicas de como fazer isto, não deixe de ler o nosso artigo sobre como organizar melhor seu tempo clicado aqui.

2 Comentários para: “Como procrastinar menos e fazer mais?

  1. Realmente este é um dos meus prediletos “procrastinar” tinha este habito com frequência mas hoje com muita ajuda e disciplina tenho deixado de ter este habito. Isto é péssimo para nossas vidas pois quanto mais adiamos nossas metas, afazeres ou mesmo compromissos mais tempo demoramos para alcança-los.

    • Obrigado Wellington Pelo comentário. Bom saber que está vencendo a procrastinação. Focar nos objetivos e agir é com frequência a melhor opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.