Como aumentar a produtividade em três passos

conceito de produtividade
Como sonseguir ser mais produtivo? Descubra dicas no artigo. Imagem flicker creative commons por Johannes Kleske atribuição

Quem de nós pode negar que profissionais mais produtivos fazem toda a diferença na vida de um patrão ou mesmo cliente. Não é atoa então que pessoas com boa produtividade sejam procurados como diamantes pelas empresas especializadas em recrutamento, sem falar nos setores de RH de muitas empresas. Mas será que já nascemos produtivos ou podemos aumentar nossa produtividade? Para responder a esta pergunta vale a pela rever o que é produtividade.

O que é produtividade?

Existem muitos conceitos de produtividade por ai, alguns estão mais voltados a produtividade pessoal e já outros mais voltados para a produtividade no local de trabalho ou empresas. Mesmo assim, podemos entender a produtividade como uma medida da eficiência produtiva, de alguém, alguma coisa ou mesmo um sistema em relação ao que se espera deles. Então vamos a um exemplo prático – Isto quer dizer que se A compra um forno para sua pizzaria que recebe 10 clientes por noite e ele consegue produzir 11 pizzas com ele, este forno está sendo produtivo. Mas se B compra o mesmo forno para uma pizzaria com 50 clientes, o forno mesmo produzindo as 11 pizzas perfeitamente, estaria sendo improdutivo para o negócio de B. Agora que entendemos o que é produtividade, podemos aprender como aumenta-la.

Mas, como aumentar a produtividade?

Agora que já compreendemos melhor o conceito de produtividade, podemos então responder a pergunta de como aumentar a produtividade;

Passo 1 – Melhore o uso de recursos – O maior inimigo da produtividade é o desperdício e aprender como evita-lo pode ser o primeiro passo para ser mais produtivo;

>> Já pensou em perder tempo e fazer mais? Leia nosso artigo e aprenda como

Passo 2 – Melhore o uso do seu tempo – Embora, pouco se fale sobre isto, mas, pessoas produtivas tem as mesmas 24 horas por dia que pessoas pouco produtivas. A diferença na produtividades das duas então deve estar no que estas pessoas fazem com seu tempo. Aprendera gerenciar melhor o tempo pode ser útil nesta hora.

>> Leia nosso artigo sobre como usar melhor seu tempo aqui

Passo 3 – Melhore suas habilidades pessoais e profissionais – A boa notícia então é que você não precisa fazer tudo sozinho. Conhecer pessoas que sabem como fazer as coisas melhor que você e entregam resultados pode ser uma forma de aumentar sua produtividade e qualidade de resultados. A qualidade da sua lista de contatos é chamada de capital social. Assim como a quantidade de dinheiro em sua conta bancária determina o que pode comprar, a qualidade de seus contatos determina o que você pode fazer. Veja um exemplo disto abaixo.

Produtividade e capital social em ação

Circula na internet, um relato sobre o criador da Ford, Henry Ford. Segundo o relato, em certa ocasião, ele foi colocado no paredão por alguns jornalistas. Embora Henry fosse tido como um homem muito produtivo e rico, circulava entre seus contemporâneos a opinião de que ele não era muito inteligente. Por isto, alguns jornalistas o convenceram a responder algumas perguntas em um teste escrito. Henry teria aceitado o convite imediatamente.

Enquanto ele segurava a página com as perguntas e analisando-as atenciosamente ele se dirigiu ao seu escritório. Imediatamente ele pegou o telefone e começou a fazer algumas ligações, enquanto anotava as respostas no papel. Incomodados com o que viam os jornalistas entraram no escritório e afirmaram que ele estava trapaceando. Henry afirmou então que ele não estava trapaceando, pois o teste era para verificar se ele era inteligente – “Inteligente não é aquele que sabe todas as respostas, Mas sim aquele que sabe onde encontra-las” teria dito Henry Ford.

A narrativa acima pode ser ou não ser verídica, mas representa de forma especial como podemos aumentar a produtividade por conhecer as pessoas certas em nossa área de atuação.

Um Comentário para: “Como aumentar a produtividade em três passos

  1. Pingback: como começar o dia melhor |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.