Conheça os critérios de avaliação para provas de redação do ENEM 2013, 2014

receita miojo enem
Depois da polêmica receita de miojo na redação do Enem candidatos ainda tem dúvidas sobre como garantir uma boa nota. imagem flicker creative commons atribution Paul Lowry

Receita de macarrão instantâneo – Enem miojo, e hino do Palmeiras foram algumas peças  que estudantes andaram pregando na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O problema é que eventos como estes estão deixando os estudantes e vestibulandos preocupados em descobrir quais são os verdadeiros critérios  de avaliação  do exame na hora de se preparar para o Enem 2013 e Enem 2014.

Redação Enem miojo

De acordo com entrevistas dadas pelos estudantes responsáveis pela brincadeira que ficou conhecida como redação enem miojo a diversos portais, eles tinham a intenção de testar o sistema de correção das provas. O objetivo de ambos era descobrir se os fiscais estavam lendo as redações com atenção na hora de dar a nota.

Atualmente, o ENEM é uma das principais formas de entrada no ensino superior para milhares de alunos, e se tornou uma ferramenta importante na aquisição de bolsas de estudo oferecidas pelo governo como o ProUNI. Dada a importância do exame, não é para menos que candidatos vejam estranhezas em notas de 560 em uma escala de 1000 para estudantes que decidiram brincar com a prova e inserir elementos como hino do time do coração ou receita do prato favorito dentro da redação.

Para piorar mais a situação, candidatos que  evitaram falar de miojo e Palmeiras reclamaram que suas provas haviam sido negativamente avaliadas. Redação Miojo no Enem foi até assunto de reportagem no site do IG. O que deixou muito candidato ao Enem confuso sobre como se preparar para a prova.

Como funciona a lógica das redações no  ENEM

receita miojo enem, redação enem miojo
Confira os requisitos de uma boa redação no Enem 2013, 2014, sem Miojo. Imagem Flicker creative commons atribuição por MR_Thomas

Mas, quando o assunto é Enem + redação, quais são esses critérios de avaliação, que de acordo com o Ministério da Educação, validam o resultado da prova independente da inserção de  receita de miojo ou hino de time? Confira os requisitos para se dar bem na redação Enem abaixo.

1ªGramática: esse critério vale 200 pontos dentro da redação do ENEM, nele é avaliado o domínio do candidato a respeito da norma padrão escrita. Quem comete muitos erros corre um sério risco de perder esses 200 pontos.

2ª Compreensão da pergunta: a compreensão do candidato sobre a temática do texto vale 200 pontos na prova, não é atoa que se fala tanto na obrigatoriedade de se ler sobre temas atuais, vacilar nesse ponto não é uma boa ideia.

3ª Organização das ideias: Mais 200 pontos para quem for organizado na escrita! Aquele texto cheio de dados e informações soltas em teoria não vale muito no ENEM, Perder 200 pontos em uma avaliação como essa pode ser o fim.

4ª  Domínio dos Mecanismos Linguísticos: Entender como a língua funciona  em um processo de argumentação e mostrar que sabe vale mais 200 pontos para o candidato.

5ª Intervenção: O candidato deve ter mesmo consciência do que está escrevendo, já que um dos critérios da avaliação para o ENEM é uma proposta de intervenção quanto ao problema apresentado, nisso são mais 200 pontos.

É bem verdade que com esses critérios técnicos em mente o Enem deu notas que ficam no limite da aprovação  para provas que faziam piadas do exame em uma espécie de teste a respeito da qualidade da correção. Por isto, o responsável pelas provas do Enem 2013 e 2014, o  ministério da educação, já anunciou que redações com deboche  poderão ser anuladas nas próximas provas. Resta saber se isso é uma tentativa de melhorar a prova ou inibir estudantes de testar o sistema novamente. O que você acha? Compartilhe sua opinião abaixo.

>> Veja mais dicas de redação para o Enem aqui

 

Apostila preparatória para o Enem

Para os mais curiosos e que desejam  se sair melhor na prova do Enem a dica de material de hoje é a apostila abaixo. Para saber mais informações sobre a apostila clique na imagem e visite a página.

enem 2014, prova enem, enem 2013, resultado enem
Uma as apostilas disponíveis no mercado para a preparação para o Enem nas áreas de Português e Redação.

 

Com informações do G1

Um Comentário para: “Conheça os critérios de avaliação para provas de redação do ENEM 2013, 2014

  1. Pingback: Inscrições Enem 2014 - Preparação começa agora! |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.