Networking – como fazer…

Networking pode ser uma ótima forma de fazer novas conexões úteis
Networking pode ser uma ótima forma de fazer novas conexões úteis

Em um artigo anterior (visitar artigo), falamos sobre as teorias de Jim Rhon e sua sugestão de que somos a média das cinco pessoas que mais passamos tempo com. E é bem provável que se você leu o texto ficou coma dúvida na cabeça: Se fazer os amigos certos é tão importante para o sucesso, como posso fazer conexões com pessoas, produtivas, eficientes e de sucesso?

E a resposta a esta pergunta é o uso de uma técnica de criação de conexões chamada de Networking. A maioria das pessoas, quando o assunto é contatos se comporta como uma semente. Isto é, elas tentam crescer onde caíram, cercadas pelas pessoas que a vida colocou a sua volta. Isto é, Familiares, vizinhos, colegas de trabalho etc. No entanto, as pessoas altamente produtivas não se rendem a esta realidade, elas procuram e constroem suas redes bem ao tom do ditado: “Os amigos são famílias que podemos escolher” E para isto eles usam o Networking.

Como realizar um bom networking

Muitos dos guias online para interessados em networking vai descrever os seguintes passos ou algo semelhante:

  1. Faça uma lista de pessoas que conhece e quer criar conexões
  2. Entre em contato com elas
  3. Desenvolva conversas
  4. Troque contatos
  5. Visite eventos e faça mais contatos e repita o processo

Networking ainda mais fácil

Mas, por mais direta que a estratégia acima possa parecer. Ela pode parecer um pouco robótica e pouco natural para algumas pessoas. Além de parecer algo que só alto executivos e empresários podem fazer. Mas existe uma solução que pode ser aplicada por qualquer pessoa, independente de faixa etária, ocupação ou formação profissional.

E para desvendarmos este segredo, voltamos as explicações do Jim Rhon e outras pessoas altamente produtivas. “Eu certamente espero que as coisas mudem. Então eu aprendi que o único modo de as coisas mudarem para mim é quando eu mudo” disse ele. Para estas pessoas, o verdadeiro Networking é algo que se pode fazer automaticamente e sem planejamento excessivo. Em verdade, para eles você pode começar a criar um excelente processo de networking trabalhando em uma única pessoa: você mesmo.

Eu certamente espero que as coisas mudem. Então eu aprendi que o único modo de as coisas mudarem para mim é quando eu mudo.

Jim Rohn

Veja o que eles sugerem.

  1. Torne-se ativo, produtivo e eficiente como as pessoas que quer conhecer.
  2. Desenvolva qualidades pessoas que procura em possíveis parceiros comerciais e amigos
  3. Evite criar expectativas irreais de pessoas que vão resolver seus problemas e mudar sua vida para você

E você tem alguma dúvida ou solução sobre como melhorar o seu networking? Deixe um comentário com sua pergunta ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.