Como vencer o pessimismo e ser otimista em qualquer situação

Muita gente confunde pessimismo com realismo. Quem nunca ouviu alguém dizer ” Estou apenas sendo realista”, quando a mesma pessoa acabou de destruir suas esperanças com um comentário pessimista? O pessimismo pode causar dificuldades no mercado de trabalho e no relacionamento com outras pessoas.

Mas vale a pena diferenciar entre o pessimismo que emana de nós mesmos e daquele que provem de pessoas que nos cercam. Vale a pena lembrar que pessimismo é contagioso, por isto, é importante se proteger das fontes de pessimismo de que podemos. O que acontece é que muitas vezes acabamos ficando inconscientes de fontes de pessimismo muito próximas e nos deixamos contaminar.

Como vencer o pessimismo

  1. Mantenha um diário com suas atividades diárias e lembre-se de registrar seu humor ao longo do dia.

  2. Perceba que tipo de eventos, pessoas ou acontecimentos te deixam mais pessimista e avalie a possibilidade de se distanciar deles ou evita-los, se possível.
  3. Encontre atividades, pessoas e entretenimento que sejam otimistas. Não confunda engraçado com otimista, muitas vezes o que achamos engraçado é chamado de humor negro e pode ser extremamente pessimista.
  4. Procure ajuda especializada para entender e lidar com seu pessimismo, como um psicólogo ou psiquiatra, já que problemas físicos e até genéticos podem ser a causa de problemas como depressão e desanimo e pessimismo.
  5. Encontre as causas de seu pessimismo e as destrua ou neutralize-as. Não fique apenas procurando mensagens de otimismo, elas são úteis, mas a menos que se trate a causa do pessimismo, ele pode voltar.

Como você tem lidado com o pessimismo? Deixe um comentário com sua opinião sobre este problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.