Como ser feliz sozinho

A cada dia que passa, mais e mais pessoas estão decidindo viver sozinhas. As grandes cidades estão cheias de trintões, quarentões e cinquentões solteirões e solteironas. E enquanto ninguém pode negar que o fato de muitas pessoas morarem sozinhas ter um efeito positivo para a economia; a pergunta que não quer calar continua sendo: É possível ser feliz sozinho, ou estar só será sempre sinônimo de solidão e rejeição?

É possível ser feliz sozinho?

O maior problema na hora de responder à pergunta: è possivel ser feliz sozinho; é entender o que viver só significa para cada pessoa que faz esta pergunta. Afinal de contas, não dá para desconsiderar que enquanto para umas pessoas, viver só e o maior sinônimo de liberdade e de não ter que prestar contas a ninguém; para outras pessoas, viver só é apenas uma comprovação do ostracismo e abandono do resto da sociedade. Então, o que significa viver só para você?

Se pensarmos bem, a verdade provavelmente será que ninguém vive completamente sozinho, nem completamente acompanhado, ou rodeado de pessoas. E o fato de não falarmos ou dividirmos nossa casa com alguém, não significa que não dependamos de outras pessoas, para nos alimentar, vestir e viver.

Mas, vale lembrar que algumas pessoas experimentam problemas com intimidade, isto é, são muito solitárias ou dependentes dos outros, e nestas horas, pode ser útil contar com o auxílio de um profissional como um psicólogo, ou de alguém com mais experiência na vida para compartilhar conosco como  superar estas dificuldades.

Dicas  de  como aprender a viver só

Independente de você estar vivendo só por escolha sua, ou imposição de algum fator externo, separamos algumas dicas que podem ser úteis durante seu dia-a-dia.

  1. Tenha uma boa relação consigo mesmo e com os outros – Ter amor próprio e respeito pelos outros é um dos primeiros passos para se ter uma vida plena e saudável.
  2. Aprenda a gerenciar sua s finanças – Problemas  financeiros podem afetar e muito nossos relacionamentos humanos. Não ter dinheiro ou não saber lidar com ele  pode afetar negativamente a maioria dos nossos relacionamentos.
  3. Tenha um plano de crescimento pessoal –  Você sabe qual o seu objetivo na vida? Para onde você esta indo, em que áreas de sua existência você pode ou precisa crescer? Saber as respostas a estas perguntas pode te ajudar a preencher seu tempo com atividades úteis e produtivas.
  4. Não feche as portas para a oportunidade de conhecer pessoas que possam adicionar algo a sua vida – Lembre-se de deixar a porta destrancada para novos e bons relacionamentos. Estar sozinho agora, não significa que você viverá só para sempre. Aprender a apreciar as pessoas que cruzam o nosso caminho de forma saudável é sempre produtivo.

Tem alguma dica sobre como viver melhor sozinho? Deixe um comentário com sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.