Travestis e Transexuais Poderão Usar Nome Social Durante Prova do Enem 2015

Uma novidade divulgada no edital de abertura do Enem 2015 é que durante as provas deste ano agendadas para acontecer nos dias 24 e 25 de outubro, candidatos travestis ou transexuais poderão usar nome social. O nome social já foi usado no Exame Nacional do Ensino Médio no ano passado, mas, era preciso fazer a solicitação pelo telefone. Outra novidade é que os candidatos travestis e transexuais poderão usar o banheiro do gênero com o qual se identificam.

De acordo com o site da Universidade Federal do Mato Groso, no ano de 2014 cerca de 95 candidatos fizeram o requerimento para usar o nome social. De acordo com pronunciamento do Ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, a intenção desta medida é evitará que candidatos passem por situações vexatórias durante a realização das provas. “Isso quer dizer que ninguém da equipe do Enem poderá se dirigir à pessoa por um nome que não seja o da sua condição, o que se inscreveu. O nome que essa pessoa usa é com o qual deve ser chamado. As pessoas têm o direito de ser tratadas com o respeito que merecem”.

Neste ano de 2015 o período de inscrição para o Enem vai do dia 25 de maio até o dia 05 de junho de 2015. E o requerimento para ser feito o uso do nome social poderá ser feito entre os dias 15 e 26 de junho de 2015. Candidatos que desejarem este tratamento deverão enviar cópia do documento de identificação, formulário preenchido e foto recente pelo sistema de inscrição criado para este fim pela Internet.

Você encontra mais informações sobre este e outros aspectos do Enem 2015 no edital de abertura publicado no Diário Oficial da União Seção 3 do dia 18 de maio de 2015. Clique aqui para acessar a página onde pode baixar o edital de abertura completo do Enem 2015 D.O.U 18 de maio de 2015, Seção 3.

No mesmo artigo mencionado acima, a Universidade Federal do Mato Grosso, informa que já faz uso do nome social desde 2011 para facilitar a participação de candidatos travestis e transexuais.

Confira abaixo o Link para as apostilas preparatórias do Enem 2015. Elas podem ser baixadas em formato pdf, ou recebidas pelos correios. No total são quatro apostilas cobrindo a grande maioria dos conteúdos requeridos na Prova de 2015.

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO – ENEM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.