Os Dez Mandamentos e A Regra do Jogo na Guerra Pela Audiência 2015

Já estamos bem na metade da segunda década do século XXI (21) e o hábito de assistir novelas ainda continua presente no seio da família brasileira. Mas, mesmo que os atores na telinha sejam os mesmos, os capítulos e os enredos não são mais aqueles de trinta anos atrás.

Enquanto há trinta anos, a Rede Globo, sem dúvida, dominava a produção de telenovelas no Brasil, hoje, em 2015, a guerra é de Gigantes na área da dramaturgia. Esta guerra inclui a Globo, Record e SBT e já não parece ter mais um resultado tão certo quanto era na década de 90 ou mesmo nos anos 2000.

Embora um número considerável de pessoas e críticos discordem da qualidade do conteúdo das novelas, como produto a ser consumido pelas famílias,( deve-se incluir ou não o beijogay, apelação sexual, enlatados mexicanos etc) o que nós vemos hoje 2015 na Televisão brasileira é uma briga por cada ponto no Ibope, em uma batalha que cresce a cada dia, e que não poupa investimentos milionários em cenários, efeitos especiais e equipamentos de última geração ou mesmo atores contratados com salários cada vez maiores.

Os Dez Mandamentos e A Regra do Jogo Guerra Pela Liderança

Alexandre Nero no Primeiro capítulo de A Regra do JogoOs dois grandes nomes dos últimos capítulos desta Trama televisiva incluem as novelas os Dez Mandamentos da Rede Record de Televisão e a mais nova atração das 21 horas da Rede Globo, a novela A Regra do Jogo de João Emanuel Carneiro que conta com nomes como: Cássia Kis, Cauã Reymond, Tony Ramos, Giovanna Antonelli e Alexandre Nero.

Enquanto a novela da Record, Os Dez Mandamentos de Vivian de Oliveira, que se encontra em sua reta final, conta a história da libertação do povo hebreu do cativeiro no Egito pelas mãos do profeta Moisés (Guilherme Winter), personalidade importante para Judeus, cristãos e Muçulmanos, e chegou a marcar 19 pontos no Ibope na segunda dia 31 de agosto.

Já a Trama da Globo foca na ambiguidade e na inversão ou incerteza entre os papéis de vilão e mocinho, em que o telespectador não sabe quem esta contando a verdade até o meio da trama, ou mesmo último capítulo, marca presente em algumas das novelas recentes de João Emanuel Carneiro, como: A Favorita(2008) e Avenida Brasil (2012), sendo a última delas um sucesso de audiência no Brasil e em muitos dos países para os quais foi exportada como México e Argentina. A Regra do Jogo marcou 31,5 pontos no ibope no dia 31 e 29,6 no segundo dia.

No entanto as duas novelas do momento, Os 10 Mandamentos e A Regra do Jogo, têm expectativas diferentes para atender. Enquanto Os 10 Mandamentos tem sido um grande triunfo de crescimento da audiência da Rede Record, e tenha, segundo alguns, aumentado a audiência no horário em 83% tem como um de seus principais objetivos atuais, passar uma boa audiência para a sua sucessora Escrava Mãe.

Já a novela A Regra do Jogo tem, basicamente, o trabalho de elevar a audiência do horário que Recebeu de Babilônia e que vem caindo com o passar dos anos, sendo o principal produto da Rede Globo de Televisão, antes novela das 8, hoje das 9, e em alguns dias até das 10, as novelas que antes garantiam 40 pontos de audiência facilmente, hoje lutam para se manter na marca dos 30 pontos.

È bem verdade que os hábitos dos brasileiros vêm mudando nos últimos anos, e o Brasil de 1999 não é mesmo Brasil de 2015. E junto com este passar dos anos acontece também a expansão da economia, acesso maior a educação e implementação da internet, o que torna o campo de batalha entre as emissoras e produtoras de televisão no Brasil um lugar novo a cada dia.

Para finalizar, vale a pena lembrar que nem tudo no mundo é novela, e enquanto as emissoras faturam na produção dos folhetins, casa telespectador precisa fazer uma boa administração de seu tempo, escolhendo bem o que assistir e o que lê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.