Como Fazer Uma Horta Em Casa Alguns Passos Simples

Em tempos de crise, nada como encontrar boas ideias para passar o tempo ganhar alguma coisa e ainda economizar uma graninha, não é mesmo? Então, já pensou em montar uma horta?

É verdade que 2015 pode não ser o ano mais promissor para a economia brasileira, rumores de crises e previsões de dificuldades são o que não faltam, mas é numa hora destas, que voltar às RAÍZES pode ser algo agradável. E por falar em raízes porque não gastar um pouco de energia criando uma horta caseira?

Criar uma Horta é Difícil?

Criar uma horta é uma ideia útil tanto para quem tem bastante espaço em casa; quanto para quem não tem lá tanto espaço assim. Afinal de contas, gastar algum tempo cuidando de vegetais pode ser uma fonte de relaxamento, alimentos saudáveis e conhecimento sobre si mesmo e a natureza.

Por isto – foi se o tempo em que pra você ter uma horta em casa você precisava de hectares e mais hectares de terra pra poder plantar uma poucas hortaliças. E se se interessar em compostagem, pode usar parte do lixo orgânico de sua casa para criar seu próprio adubo.

O coentro, a cebolinha e até mesmo a alface podem ser cultivados em casa. Hoje em dia, com a ajuda do Google, não faltam ideias criativas e atraentes para se usar, até mesmo garrafa pet pode ser usada como alternativas para vasos na hora de fazer o plantio de hortaliças e leguminosas para criar uma Horta Suspensa de Garrafa Pet. O mínimo que você vai precisar é um pouco de terra vegetal, algumas sementes, água fresca, um pouco de tempo e uma fresta de luz solar pra começar a sua horta.

O que preciso para começar minha Horta?

Antes de qualquer equipamento ou adubo, o que você vai precisar para criar sua horta em casa é de informação de qualidade. Quando for começar a sua horta pode ser bom pesquisar com atenção e saber quais são os vegetais que se dão melhor no seu tipo de clima e região. Muitas vezes, não é nem preciso trocar a espécie de vegetal que se deseja plantar por causa da região ou clima, mas, a penas a variedade.

Isto mesmo, algumas espécies possui variedades adaptadas à sua região e estado. Por exemplo: algumas mudas de cebolinha e alface preferem climas mais frios outras precisam de mais de 12 horas de sol para crescer apropriadamente durante o verão ou na primavera. Ai valer a pena se informar sobre quais variedades se dão melhor na sua região. Por isto, agora que você já saber que existem variedades adaptadas para quase todo tipo de região para as hortaliças e leguminosas é só fazer uma boa pesquisa..

O que uma horta pode fazer por você.

7521399836_fb3decfdce_zOutro motivo também bastante interessante para se criar uma horta pode ser encontrar novo incentivo para um programa de estudo pessoal ou mesmo pesquisa. Pois, quanto mais você se envolve com os vegetais, mais precisará saber sobre eles e conhecer seu sobre o seu crescimento, sobre como fazer com que eles produzam mais, o mesmo, como evitar que insetos destrua as suas preciosas hortaliças.

Você sabia que adubos a base de bagaço de mamona precisam ser mantidos longe de crianças e animais pois é tóxico, logo nos primeiros dias em que se aplica ao solo? Pois bem, existem outras muitas coisas boas a aprender quando se dedica um pouco de tempo à pesquisa e nem precisa ser Doutor.

Para quem quer aprender mais sobre um tipo de hortaliça ou leguminosa, ou ainda, um tipo de árvore, uma boa dica é entrar em contato com a Embrapa  ou visitar o site http://hortas.info/. A Empraba tem vários Centros de Estudos especializados em diferentes vegetais distribuídos por todo o Brasil. Existe até uma série de livros criados pela Embrapa para quem deseja conhecer mais sobre determinadas espécies de plantas a série é chamada 500 perguntas e 500 respostas vale a pena dar uma olhada na página http://mais500p500r.sct.embrapa.br/view/index.php.

Então, depois de ler tudo isto, o que pretende fazer? Decidiu criar uma horta em casa? Deixe seu comentário ou opinião sobre como criar uma horta e plantar sua própria comida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.