Terremoto de 8,3 graus na escala Richter atinge o Chile e causa a evacuação de mais de 1 milhão de pessoas

Um terremoto que atingiu a marca de 8,3 (8.4 segundo o site ZH)graus na escala Richter foi sentido na noite desta quarta-feira dia 16 de setembro de 2015 na região de Valparaíso no Chile as últimas notícias são de que cerca de 10 pessoas teriam sido mortas pelo desastre e um milhão de pessoas tiveram de ser evacuadas.

Fica a dica* para quem tem parentes ou conhecidos em zonas de desastres – procure sempre o canal oficial de comunicação estabelecidos pelos governos e instituições como ONU, OEA etc. Para ver estatisticas de terremotos quase em tempo real visite a página http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/map/

Segundo página no site de notícias do UOL internautas brasileiros relataram que também sentiram um pequeno tremor no momento do terremoto. O relato afirma que internautas de Santos, Campinas, Belém, São Luiz e Pouso Alegre em Minas Gerais relataram a sensação de tremor. O mesmo artigo menciona que os bombeiros São Paulo receberam 50 chamadas de pessoas que teriam sentidos os tremores.

Vídeos marcados como sendo do terremoto no Chile já circulam na Internet

Já circulam no YouTube vídeos supostamente gravados no momento do terremoto. O vídeo abaixo foi gravado em um supermercado e mostra os efeitos de um tremor de terra.

O Chile é um país que por sua localização geográfica convive com terremotos poderosos. Foi lá registrado o terremoto mais forte já registrado pelo homem em 1960 medindo 9,5 na escala Richter. Em agosto deste ano, 2015,  Ler matéria aqui sobre terremoto de agosto, o G1 noticiou terremoto de 5,2 na escala Richter que teria sido sentido em 5 regiões diferentes do pais vizinho.

O que é a Escala Richter?

A escala Richter é uma escala usada para medir a energia liberada por terremotos segundo o site apolo11.com a escala Richter foi desenvolvida em 1935 por sismólogos do Instituto de Tecnologia da Califórnia que estudavam terremotos na região do Instituto, nos Estados Unidos. A escala aumenta de forma logarítmica de forma que cada ponto de incremento significa aumento de 10 vezes a energia liberada. Sendo assim, segundo o site, um terremoto que na escala meça 4.0 é 100 vezes mais forte do que um terremoto que alcance apenas a marca de 2.0.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.