ESPECIAL: CONHEÇA CURITIBA – PARANÁ.
Você já ouviu falar das expressões: “leite quente”, “daí”, “cavalo”, “penal” e “vina”? Se nunca ouviu falar, então é uma oportunidade para aproveitar as férias e as festas de fim de ano para conhecer a cidade deCuritiba, no Paraná.
Curitiba é conhecida por ser uma das cidades que melhor administra a limpeza e organização das ruas e avenidas da região. Foi em 1997 que a cidade recebeu este título, e no mesmo ano a Rede Globo de Televisão lançou a novela “Sonho Meu“, que foi gravada na cidade para valorizar o título.
Outra característica da cidade é a de seus talentosos artistas. Assim como Goiânia é conhecida por ter muitos cantores sertanejos, Curitiba é conhecida por ter muitos atores e artistas famosos. Nomes como: Marjorie Estiano, Ary Fontoura, Guta Estresser (a Bebel da “Grande Família” da Rede Globo), Katiuscia Canoro (interprete da divertida Lady Kate do Zorra Total), Dan Stulbach (Rede Globo), Simone Spoladore (atualmente na Rede Record em “Vidas em Jogo”), Diogo Portugal (Zorra Total), Adriana Birolli Ferreira (atualmente interpreta a filha de Christiane Torloni na novela “Fina Estampa“), o polêmico e popular apresentador Ratinho do SBT, e entre outras celebridades; marcam o nome da cidade por todo o Brasil com suas atuações a apresentações.
Inclusive, todos os anos, a cidade oferece como entretenimento o “Festival de Teatro de Curitiba”, que recebe peças teatrais e atores de outras cidades brasileiras, e também várias peças e apresentações culturais nas ruas e teatros da cidade estrelados por seus próprios artistas.
Os curitibanos (nome dado a quem nasce em Curitiba) são conhecidos; em primeira impressão; por serem mais reservados e introvertidos - pois não possuem o costume de conversar com desconhecidos. Inclusive, muitos visitantes sentem a dificuldade de buscar informações na cidade. Não adianta questionar, o curitibano não tem o hábito de conversar com quem ele não conhece. Mas, depois que ganham a sua amizade e confiança, eles são considerados bons amigos, já que a sinceridade é uma das marcas deste povo trabalhador.
Outra característica do curitibano é de ser muito crítico. Muitos dizem que quando o curitibano não gosta de algo ou de alguém não é preciso argumentar, pois, dificilmente ele irá mudar de opinião. Inclusive muitas empresas, principalmente no ramo de alimentos, perfumaria e moda fazem os testes de seus produtos na cidade de Curitiba. Muitos empresários acreditam de que se seu produto for aprovado pela crítica curitibana, o mesmo obterá sucesso de vendas no país; caso contrário, nem precisa sem lançado no mercado.
A comida típica da cidade é o barreado. Conhecido não só em Curitiba, mas em todo o estado do Paraná, o barreado é feito de carne dura de boi, farinha de mandioca e água. Este prato recebeu este nome curioso pelo fato de que na antiga colônia a carne era cozida em uma panela de barro, e além disso, a tampa da panela era vedada com mais barro para facilitar no uso da pressão para o cozimento da carne e da mandioca. Atualmente muitos curitibanos e outros paranaenses utilizam da tecnologia e do uso da panela de pressão para facilitar no desenvolvimento do prato.
O meio de transporte mais conhecido e diferente da cidade são os ônibus biarticulados. Conhecidos popularmente como “minhocão”, os biarticulados são na maioria da cor vermelha e apresentam 5 portas de acesso. Atualmente a prefeitura de Curitiba lançou o biarticulado “ligeirão”, que foi diferenciado pela cor azul e promete ser mais rápido que as outras linhas da cidade, já que estes apresentam poucas paradas, facilitando os usuários que moram longe de bairros comerciais. As paradas deste tipo de transporte são feitas em tubos feitos de aço e vidro. Cada tubo representa uma estação da cidade.
Realmente Curitiba é uma cidade muito curiosa e cheia de histórias! Quer conhecer um pouco mais de Curitiba, sua histórias, econômia, política, gastronomia, artes e outras curiosidades da cidade? A partir de hoje o site Nuven Digital lança um espaço para registrar artigos sobre está formidável cidade. Fique atento e venha viajar conosco!
Leia outros textos de Rodrigo Saraiva:
http://digitarcomdeus.blogspot.com
http://rasheiacara.blogspot.com
Rodrigo Saraiva
Rodrigo Saraiva é ator, blogueiro, estudante de Letras e apresentador do programa de web rádio "Sem Dilúvio" pela emissora Web Rádio Escola. Como blogueiro, Rodrigo teve vários tipos de blogs diferentes, mas nenhum que tivesse sua real identidade. Em abril de 2010 uma transformação ocorreu no coração de Rodrigo. Foi através de momentos difíceis em sua vida que ele percebeu que havia um vazio dentro de seu coração. Um vazio tão grande que o tornava cada vez mais deprimido e longe de um relacionamento saúdavel com sua família. Com apoio de bons amigos que conheceu neste mesmo ano, Rodrigo começou a entender e a vivenciar os valores de Deus em sua vida! Em novembro de 2010, Rodrigo confirmou a sua decisão, e um mês depois lançou o blog Digitar com Deus, no qual o jovem escreve sobre sua experiência cristã e novidades do mundo gospel. Agora, Rodrigo também escreve no site Nuven Digital e no ano de 2012 lançou seu programa de Web Rádio "Sem Dilúvio", no tal trata sobre temas jovens e atuais do universo gospel, com quadros e músicas. Leia outros textos de Rodrigo Saraiva em: http://digitarcomdeus.blogspot.com



Pingback: PROGRAMAÇÃO DE NATAL EM CURITIBA! | Nuvendigital