O CETICISMO E AS CURIOSIDADES DAS TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO

Teoria da Conspiração

Teoria da Conspiração

Um pequeno grupo internacional de elites, conhecido como Nova Ordem, é apontado como responsável por controlar e manipular governos, indústrias e meios de comunicação em todo mundo. Esta equipe utiliza o sistema de bancos centrais para dominar todas as nações e são responsáveis pela maior parte das guerras dos últimos 200 anos.

Uma das sociedades secretas mais conhecidas de todos os tempos foi a Ordem dos Illuminatis. O grupo, fundado em 1776, em Ingolstadt, foi reprimido e perseguido, em 1785, acusado de tramar a queda de monarquias e religiões em países europeus. Mas a jornada não acabou. Há indícios de que os Illuminatis se tornaram o centro de importantes eventos históricos, como as Revoluções Russa e Francesa.

A Nova Ordem e a sobrevivência dos Illuminatis são duas das mais conhecidas teorias da conspiração, que, de forma geral, supõem que um grupo de conspiradores esteja envolvido num plano e suprimiu a maior parte das provas deste plano, assim como seu envolvimento nele.

Uma das teorias mais recentes envolve os ataques do 11 de setembro. Os “teóricos” afirmam que pessoas do governo americano sabiam sobre a estratégia dos terroristas, mas permitiu os ataques, com o objetivo de aumentar a militarização, expandir a frota de policiais e outras políticas nacionais e estrangeiras, com as quais eles se beneficiariam.

As fronteiras entre o pensamento e a realidade têm sido objeto de autores literários em todo o mundo. Física quântica, espiritualidade e o significado da vida se entrelaçam, por exemplo, no livro “Quem somos nós”, dos autores William Arnts, Betsy Chasse e Mark Vicente, que incita a discussão sobre o incerto mundo escondido por trás daquilo que se costuma considerar realidade.

Setores comuns às sociedades também são alvos de teorias conspiratórias. É o caso da medicina, que muitos teóricos argumentam ser mais uma parte da grande conspiração. Para eles, os profissionais da área já poderiam curar doenças até então incuráveis, como a Aids e o câncer, porém preferem esconder a cura para extorquir mais verbas do governo, de doadores e de pacientes.

-->

Outras perguntas ligadas às teorias conspiratórias são aquelas que questionam a chegada do homem à lua;  a existência Jesus Cristo; a morte de Bin Laden e  até mesmo a causa da morte da princesa Britânica  Diana.

No fim de tudo muitas pessoas ficam  com a seguinte pergunta na cabeça: em quem acreditar? Será que estas teorias guardam alguma verdade em suas essências? ou são totalmente infundadas? O fato é que muitas das teorias da conspiração são criadas por especuladores, podendo se espalhar e se manter firme na sociedade durante séculos, criando um ceticismo sobre as informações que são passadas através, principalmente, dos meios de comunicação que estão cada vez mais concentrados em atrair audiência não importando o  custo.

Blogs famosos por abordar as teorías da conspiração são o Danezudo, e o Teoria da Conspiração.

-->

Texto Cristiano Manaia, Edição Fábio Santos

About the author

Cristiano Manaia

Cristiano Manaia


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>