OAB – POLÊMICA NAS QUESTÕES

E a história se repete…

balanca.jpgMais uma vez, após a divulgação do gabarito oficial no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, candidatos e professores pedem anulação de (algumas questões) por diversos motivos, entre eles, alegam que algumas questões fogem do estabelecido pelo edital; dizem também que há divergência doutrinaria e há sumulas em sentido contrário. Os professores dizem que se na prova as questões tratam como certo e, há exceções, a questão pode ser anulada; cada questão é anulada de forma diferente, depende do vício (erro) de cada uma. Ao todo, seriam cerca de 10% das questões passíveis de anulação.

O V Exame de Ordem Unificado foi uma prova com um relevante grau de dificuldade e, como sempre, com questões polêmicas que apresentam em suas alternativas mais de uma posição doutrinária/jurisprudêncial ou resposta absolutamente incoerente com seu conteúdo, conforme dito acima, o que faz com que haja o manifesto dos canditados e também professores. 


Os “futuros advogados” começam a perguntar quantas questões serão anuladas, três? Quatro? E se vale a pena estudar para 2º fase já que está anulação, sendo deferida, iria beneficiar parte dos reprovados. Mas uma coisa é certa… Dificilmente vai haver mais de três questões anuladas, também é impossível prever quais serão, ou mesmo se serão, mas existe questão que certamente deveria ser, de acordo com alguns estudantes. Um exemplo é a que caiu sobre o “contrato de depósito” - tendo em vista que a resposta do gabarito é absolutamente incompatível com o caso concreto apresentado. As demais questões questionadas estão muito mais atreladas a divergências doutrinárias, e algumas baseadas em sumulas dos tribunais superiores, o que para uma prova como esta, conta e muito.

Importante: Quem poderá cancelar (deferi ou indeferi) qualquer questão da prova da OAB, é a própria OAB, e não a FGV (Federação Getúlio Vargas) como muitos pensam. Por isso, a complexidade da anulação. 

A prova é feita com base em questões de multipla escolha de diversos temas no direito. “Só que no direito tudo é relativo”… Pelo menos é o que diz Selmo Correa Júnior, que passou na primeira fase e torce para que não seja anulada nenhuma questão. Selmo explica que sempre é assim, em todos as provas sempre tem essa “brecha” de anulação das questões, justamente por essa relatividade. E se todas as vezes anularem questões, fica mais complexo para quem já passou passar na segunda fase, pois com o número a mais de candidatos aprovados a avaliação final será bem mais difícil, consequentimente o sonho de se tornar um advogado fica mais distante, diz.

-->

O Nuve(n) orienta, veja:

37, 38, 39 acertos… Será que você deve estudar?

Com certeza sim! Mestres do direito aconselham que o estudo nunca é perdido e a  esperança deve se manter. Mas, para quem for recorrer, dê preferência a fundamentação de professores de sua Universidade, pesquisando diretamente em algumas doutrinas, e cuidado com recursos postados em páginas de relacionamento, o que ás vezes não tem fundamento algum.

-->
Para quem pensa em recorrer:
O caminho para recorrer é simples. Basta entrar no site http://oab.fgv.br, escolher informações sobre o V Exame Unificado, indicar sua seccional, clicar na área de recursos, inserir seu CPF, senha e pronto. Aponte a questão que deseja recorrer e escreva o fundamento. Depois, é só salvar, enviar e ter “esperança”, muita esperança.
 
Wanessa Marçal – Colaboradora Nuve(n) Digital*

About the author

Wanessa Marcal Sou estudante de Jornalismo e atualmente estagio em uma emissora de rádio pública, além de fazer free lancer para alguns sites na internet com produção de textos. Já fui responsável pela criação de Textos, Reportagens, agendas, além de inserir, atualizar e dar manutenção nos anúncios no Blog – *Nuven Digital*. Produz e veicula notas para o Blog e distribuição junto à mídia. Experiência com diferencial e Excelência se tratando de público virtual. Habilidade na escrita criativa e na utilização de ferramentas on line (Internet) e Redes Sociais.

Wanessa Marcal

Wanessa Marcal

Sou estudante de Jornalismo e atualmente estagio em uma emissora de rádio pública, além de fazer free lancer para alguns sites na internet com produção de textos. Já fui responsável pela criação de Textos, Reportagens, agendas, além de inserir, atualizar e dar manutenção nos anúncios no Blog – *Nuven Digital*. Produz e veicula notas para o Blog e distribuição junto à mídia. Experiência com diferencial e Excelência se tratando de público virtual. Habilidade na escrita criativa e na utilização de ferramentas on line (Internet) e Redes Sociais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>