PIRATARIA PROBLEMA OU SOLUÇÃO?
A pirataria esta em todo o lugar. Sistemas Operacionais falsos são facilmente encontrados em vários domicílios, parece até que isso se tornou uma febre. Usuários que desejam estar conectados com o mundo de uma forma mais fácil, sem ao menos saber quem está investindo tanto dinheiro para eles se conectarem. Mas, até a pirataria pode ser lucrativa para empresas vitimas dela, aprenda como abaixo:
Mas qual o verdadeiro problema?
Em algumas localidades, é muito difícil encontrar alguma casa que tenha seu computador ou notebook com sistema operacional original comprado pelo próprio proprietário. Isso acontece por vários motivos. Um deles é quando compramos esses produtos de licença comum de duração curta, logo o consumidor desfruta de seu produto e quando o tempo passa e sua licença vence, o próprio não se desloca para ir atrás de uma nova, por causa do preço a facilidade, e deixa seu produto “acusando”, como todos nós sabemos. Exemplo : “Sua cópia não é original….”;
Em seguida temos aquele consumidor que contrata algum técnico para resolver o problema, mas o mesmo também se dispõe a instalar na máquina uma cópia falsa de sistema operacional com uma chave/serial crackeada para amenizar os avisos que estariam novamente na tela ou até mesmo fazer o sistema funcionar normalmente. Mas, já que isto acontece todos os dias porque as empresas produtoras não fazem nada? Abaixo você cai entender como mesmo cópias piratas dão lucro as empresas.
E os Fornecedores, Empresas, Corporações, o que fazem?
O maior exemplo de empresa vítima de pirataria é a Empresa Americana Microsoft e seus produtos (Sistemas Operacionais) como windows e office. Mas, o que poucos sabem é que a Microsoft tem um jogo de cintura que lhe permite lucrar com todo esse problema que a primeira vista parece bem comprometedor. Se ela, A Microsoft, fosse lutar judicialmente pelos seus produtos, todo o Brasil iria sofrer, pois a realidade do uso de programas crakeados no nosso país estar muito além do que as estatísticas oficiais da pirataria informam. Logo a própria para não prejudicar-nos e prejudicar a ela meio que “faz ouvido de mercador” a cópia ilegal.
Este jogo de cintura estar focado na estratégia de marketing da empresa, pois quanto mais produtos forem copiados e crakeados, mais o consumidor se acostumará com o produto. Todos sabemos que existem programas totalmente gratuitos que fazem as mesmas coisas que os pacotes da Microsoft, como O linux e o open office. O que acontece é que se o usuário se acostuma a usar um produto gratuito ele pode não voltar a comprar produtos da Microsoft. Quando usuários usam cópias piratas, eles estão se acostumando ao ambiente criado pela empresa. E com esse costume será muito mais fácil eles dispensarem futuramente outros sistemas operacionais, por causa do costume e facilidade no manuseio de seus produtos. Logo, ninguém vai querer algo que seja trabalhoso aprender para ser usar. Ficando com o produto pirata, mas exigindo de empresas que elas tenham em seus computadores as versões pagas.
Quem paga
Por causa da fiscalização difusa sobre esses produtos ser muito fraca, na prática, acontece muito pouca coisa. Mas, é assim que a Microsoft dar a volta por cima, enquanto temos o sistema operacional em casa ou em algum produto portátil de uso próprio, a fiscalização não cai em cima. Mas se o consumidor pensar em criar alguma comercialização do produto ou se ele encontra-se com algum negócio, será obrigatório a comprar um serial para cada produto que encontram-se na sua loja ou empresa, o próprio dono ou proprietário terá que constar para a fiscalização o serial de cada produto, se não terá que comprar cada serial de seus produtos, e o prejuízo será grande se seu negócio for muito grande. Assim as empresas pagam o preço da pirataria.
Mesmo aqui em Alagoas foi noticiado que o Exercito teve que comprar 15 seriais para se enquadrar nas normas da fiscalização, pois encontrava-se utilizando computadores com aplicativos não registrados neles.
E Eu como fico? O que faço?
Por enquanto mantenha a calma e fique com seu produto se for o caso de pirataria, mas, é aconselhável providenciar logo seu produto original para não gastar dinheiro com visitas de técnicos e perder a cabeça com fiscalização e avisos periódicos. Também deixe sua opinião sobre o que pensa das cópias ilegais e quais soluções você vê para este problema.
Phablo
Sou Blogueiro desde 2009, e a partir de 2012 levei o Blogger a serio, por isso criei o Phablo Projetos para ajudar blogueiros que queiram criar Blogs e Vídeos. Sou Webmaster de Sites e Blogs e Meta Blogger, desejo me aprofundar na tecnologia.






Olá Phablo,
O seu artigo ficou ótimo,pra mim a pirataria é duas coisas um grande problema e muitas vezes soluções por que pirataria são produtos piratas que muitas vezes utilizamos no dia a dia,mas também não podemos esquecer que quem leva o prejuizo são produtos originais e muitas vezesa nós mesmo por obter uma coisas pirata.
ótimo artigo abraços!
É isso mesmo, muito interessante seu post
Olá Phablo,
Parabéns pelo ótimo artigo.
Muita gente usufrui de produtos piratas sem imaginar que isso prejudica a indústria e consequentemente retarda o lançamento de novos produtos.
Abraços.
Olá Phablo.
Esse problema de pirataria é um problema mundial pois é dos países lá de fora que vem a maioria desses produtos e o brasileiro que gosta de levar vantagem em tudo cai nessa sabendo que esta caindo em uma furada.
Um ótimo artigo,
Parabéns amigo…
Olá Phablo,
Parabéns pelo ótimo artigo.
Tudo corretíssimo, bem, pirataria para min é um problema, sem solução… a menos que você tenha um ideia para combater os “males”.