Em Salvador Mesa Redonda discute como jovem criou sua propria rede de notícias usando a Internet.

jornalismo baiano
O jovem Baiano Iniciou seu próprio Jornal e rede de notícias em que oferece seu ponto de vista sobre eventos e notícias em Salvador, no Brasil e No Mundo

Na semana em que não se falava em outra coisa a não ser a visita da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil,Tecnologia, informação e jornalismo também foram tema de palestra na Livraria Cultura em Salvador. Estes foram alguns dos temas da mesa redonda realizada no Teatro Eva Herz na livraria Cultura do Salvador Shopping em Salvador Bahia.

Com o título “Os impactos da tecnologia e seu poder na comunicação” não havia dúvidas de que a palestra tinha tudo para ser uma boa conversa. O Palestrante da noite foi o Marcus Vinícius, um jovem baiano que criou seu próprio jornal e rede de notícias online. Confira abaixo um resumo da palestra.

Uma ideia na cabeça e um laptop na mão

Durante palestra no teatro da livraria Cultura em Salvador, Marcus Vinícius falou de sua trajetória como criador do site e jornal virtual Salvador News, e como a sua experiência com a tecnologia mostrava a possibilidade de interação de pessoas em estados diferentes. O jornal do Marcus já teve correspondente  até no Japão. De formato bem semelhante aos telejornais locais da Rede Bahia de Televisão, como o rede bahia noticias, rede bahia meio dia e rede bahia batv,  o jovem compartilha notícias pela Internet com seu próprio programa.  Hoje, o Marcus possui em seu canal de notícias correspondentes em três estados que o auxiliam na criação de conteúdo digital para o site Salvador news.

Durante a apresentação o palestrante também falou sobre o avanço da internet como meio principal de obtenção de notícias, desde os anos 80 até os anos 2000, e em especial com relação aos meios de comunicação tradicionais, como a TV e o jornal impresso.

E finalmente, ele também apontou de forma clara alguns dos desafios que este crescimento representa, para as empresas que vivem de vender notícias e imprimir jornais, sem deixar de apontar e sugerir o entendimento alternativo de que a internet necessariamente não precisa ser uma ameaça à existência do jornal impresso, mas sim, uma forte aliada para o crescimento de sua interação com a base leitores.

Perguntas, perguntas, perguntas

Depois da palestra, foi aberta uma sessão de perguntas e respostas, durante a qual, o público teve a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre alguns pontos apresentados e requerer mais informações sobre processo de criação de notícias online dentro do Salvador News.

Nesta parte da mesa redonda, podemos destacar perguntas que indicavam uma preocupação da audiência com a mudança no acesso a informação representada pelo crescimento das publicações digitais como livros digitais. E em especial, sobre os desafios à publicação de jornais e livros em papel.

Durante o Bate papo, os presentes também puderam expressar as suas ideias e opiniões sobre assuntos como este, e enquanto alguns se colocaram a favor da substituição do papel pelo digital, outros defendiam que o papel sempre seria popular de alguma forma, em especial por questões de durabilidade.

Ainda outros membros da plateia, levantaram questões mais ligados ao dia-a-dia do Salvador News e sobre como era o processo para se tornar uma notícia rentável, em uma época em que tudo se copia na internet, e como isto era aplicado dentro da criação de conteúdo do Salvador News.

>>Leia mais sobre livros digitais aqui.

 

Mais divulgação para os eventos no teatro da livraria cultura em  salvador

A única coisa que deixou a desejar durante o evento foi audiência, que não lotou o teatro. Eu mesmo, nem sabia da existência do evento até ter visitado o site da livraria Cultura. Acredito que por motivo de data de fechamento de Agenda, Não havia nenhuma menção do evento em sites importantes como o da agenda Cultural do Estado. Então, fica a dica: para ficar de olho no que acontece no auditório da livraria Cultura no salvador shopping em Salvador visite a página oficial e confira a programação desta semana. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/eventos/busca/busca.asp?local=7

3 Comentários para: “Em Salvador Mesa Redonda discute como jovem criou sua propria rede de notícias usando a Internet.

  1. Essas iniciativas e novos modelos de divulgar a comunicação, deve ter mais e mais espaços de divulgação que possibilite essa interabilidade, apoiar, trocar informações e por que não gerar novas parcerias e negócios. Parabéns, espero que em breve essa interatividade possa ultrapassar as fronteiras da capital e invadir o interior, fica a dica.

  2. Extremamente gratificante saber que há pessoas como ele que divulgam um pouco mais sobre esse tema dentro de uma cidade que geralmente se preocupa mais com as festas e feriados…. Meus parabéns ao palestrante e ao site por ampliar os horizontes do povo soteropolitano!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.